Seguidores

segunda-feira, janeiro 14, 2008

SCP... mais um flop

O que dá pena é ver um clube como o Sporting reduzido à triste figura que está a fazer. É pena as pessoas não me ouvirem. Há tanto tempo que ando a dizer que o P. Bento não é treinador nem de CM, quanto mais de um clube de futebol. Sempre a mesma iluminada substituição, trocar o lateral esquerdo (!) por um jogador chamado Pereirinha (!!). Os jornalistas, sempre coniventes ou medrosos, têm também a sua culpa. São incapazes de criticar os clubes e os jogadores medíocres por medo de represálias (basta lembrar as agressões constantes sofridas mais habituais para o lado do dragão e antigas antas, mas não exclusivas da Palermo portuguesa para se perceber como a coisa funciona). Por esse motivo, jogadores de má qualidade são elevados à categoria de "grandes jogadores": João Moutinho, Romagnoli são os principais exemplos, entre muitos. Do actual plantel do Sporting, há 4 jogadores com qualidade para estarem neste clube: Liedson, Polga, Veloso e Tonel. Abel e Stoikovick são suficientemente esforçados ou jovens para serem bons suplentes. O resto é de uma pobreza desconcertante. Claro que disso o Porto ou o Benfica não têm culpa, mas os actuais dirigentes e o treinador do Sporting. E é absurdo ouvir Soares Franco proibir os jornalistas de colocarem em causa o lugar de P. Bento. O próprio P. Bento, agarrado ao lugar como uma lapa, se deveria retirar. Afinal, foi ele que declarou, no início da época, que estava satisfeito com o plantel que tinha. Foi ele que atirou Stoikovick para o banco para o substituir por dois guarda-redes menores (Patrício e Tiago). É ele que insiste em colocar Farnerud, Moutinho, Romagnoli na equipa. Pode dizer-se que não tem mais ninguém, mas se não tem é por culpa própria. A não ser que tenha faltado à verdade quando disse que tinha a equipa que queria. De ambas as formas, deve assumir a culpa, retirar-se para que se façam novas eleições (a queda destes treinador deve implicar a queda da direcção que o sustenta de forma fundamentalista).
Um novo presidente (Eduardo Bettencourt) e um novo treinador (estrangeiro - sugiro Fernandez, Trappatoni ou o regresso de Boloni, acessíveis ao orçamento leonino) começariam já a preparar a nova época, que deverá também implicar a saída de grande parte do plantel (presumivelmente a caminho de Paços de Ferreira, Académica, Estrela da Amadora e aeroporto da Portela).
Duvido, no entanto, que isto aconteça. Como tal, resta-me saborear o merecido empate da Briosa ontem (raramente comemorei um golo da AAC com tanta alegria) e ver futebol a sério em Espanha.
*
A propósito de Espanha, acho engraçado ouvir os adeptos do FCP a dizer que o seu clube deveria jogar em Espanha. Lembra-me o caso do Celtic e do Rangers. Estes clubes escoceses diziam que estavam muito acima das restantes equipas do seu país (um facto indesmentível) e queriam jogar na Premier League. Alguém esclarecido lhes terá recordado que, se isso acontecesse, não passariam do meio da tabela e, consequentemente, deixariam de ter presença na liga dos milionários. É bom que o FCP se lembre disso. Porque com o plantel que tem, em Espanha estavam a meio da tabela, a ver Real, barcelona, Atlético, Espanhol, a vinte ou trinta pontos de distância, na companhia do Múrcia ou do Getafe. Até porque, como se sabe, em Espanha os árbitros já têm equipa (equipam de azul e vermelho).

3 comentários:

João Remelgado disse...

O FCP jogaria bem em qualquer campeonato...daí estar sempre na Champions e, ao contrário do Benfica e do Sporting, passam a primeira fase de grupos...Temos futebol e estrutura suficiente para jogar em qualquer país do Mundo...ainda hoje ouvi Baía e Carlos Queirós a evidenciar o facto do Porto estar no topo do futebol português nestas últimas décadas...Quem dera ao Real ter a estrutura do FCP...O Real tem uma coisa boa...O PEPE

Paulo Agostinho disse...

Quando fores a Madrid, visita a sala de troféus do Santiago Bernabeu. Depois pensa melhor na comparação entre o fcp e o Real. Ou estarias a pensar no barcelona e não no Real? É que com esse o fcp tem alguma equivalência (e mesmo assim, só nos palmarés...)

ps: Ah, eu não disse que o fcp não podia jogar em qualquer liga. Claro que (em teoria) pode. O que eu disse é que não conseguiria ficar na primeira metade da tabela em Inglaterra, Espanha ou Itália.

João Remelgado disse...

Claro que nao ficaria na primeira metade da tabela, mas sim ficaria a lutar pelo título. É sempre esse o nosso objectivo. Ganhar tudo e já provamos que o conseguimos. O estádio do brça põe num bolso o do Real hehhe...mas obra prima é o Dragão.