Seguidores

domingo, fevereiro 17, 2008

Relato do DN.
Diz a dona maria de lurdes, sobre o ensino de música em Portugal (mais uma das suas áreas de especialização, pelos vistos): "O drástico aumento verificado permite determinar a importância da existência de oferta do ensino da música para idades mais precoces, designadamente antes do curso Básico. É neste sentido que todas as escolas do ensino público reclamam a criação de um enquadramento legislativo que preveja e estipule os moldes da oferta de ensino especializado para os alunos com idades inferiores aos 10 anos de idade".
No entanto, no mesmo trabalho, pode ler-se que "investigações quanto à relação entre as variáveis idade e aproveitamento entre os anos 1870-71 e 1960-61 não são de molde a demonstrar que as crianças que começam mais cedo os seus estudos são também aquelas que melhores resultados apresentam". Wagner Diniz, director do Conservatório de Lisboa, nota que "o relatório sobre o ensino artístico é completamente contraditório, porque afirma que não é verdadeiro que as crianças tenham de iniciar a aprendizagem da música antes dos dez anos, mas depois reconhece que há cada vez maior procura e defende a extensão do ensino às escolas normais"."
*
Que escolas públicas "reclamaram a criação de um enquadramento legislativo que preveja e estipule os moldes da oferta de ensino especializado para os alunos com idades inferiores aos 10 anos de idade"? Quantas? De que concelhos? Ou esta vontade das "escolas públicas" é um eufemismo para a vontade da dona maria de lurdes?

Sem comentários: