Seguidores

domingo, fevereiro 17, 2008

Relata o DN: "Seriam cerca de 200 pessoas a assobiar. José Sócrates entrou sem olhar para os manifestantes mas, logo a seguir, chamou [!?] os jornalistas para uma breve declaração em que considerou "absolutamente lamentável que se faça uma manifestação à porta de um partido político"."É inqualificável que tentem condicionar a actividade um partido. Nunca tinha visto isto em tantos anos de democracia. Isto não tem nada a ver com democracia, tem a ver com falta de educação. Mas o Partido Socialista não se deixa condicionar", declarou. Sócrates deixou bem claro que não acredita na tese da "manifestação espontânea". "É óbvio que são militantes", disse, "são pessoas que já fizeram o mesmo no Congresso do PS" e que "há três anos se manifestam onde quer que eu esteja". Cá fora, os assobios, repetidos de cada vez que chegam ao Rato os professores socialistas convidados para o encontro, passam a palavras de ordem: "Venham às escolas" e "Respeito pela educação" pedem os manifestantes, dos quais poucos se atrevem a dar a cara e o nome, temendo serem prejudicados na avaliação que se aproxima ou mesmo serem alvo de processos disciplinares. Alguns falam até em perseguições nas escolas - "quem é do contra fica com turmas e horários piores", afirma uma professora, que pede o anonimato."
*
Pelos vistos, os jornalistas aceitam de bom grado serem porta-vozes do secretário-geral do PS. Onde está António Costa para vociferar contra eles?
*
Para o secretário-geral do PS, há locais sagrados onde não é permitido haver protestos, e um desses locais é a sede do Partido (escrevo com maiúsculas para ele não me acusar de falta de educação; e uso o singular porque parece que caminhamos para isso)
*
Como sabe sócrates que quem se estava a manifestar este sábado eram as mesmas pessoas que se manifestam contra ele há 3 anos? Terá mandado registar nomes e fotografar rostos? Ou tem boa memória visual (apesar de, no relato do DN, nem sequer ter olhado para os manifestantes?) E desde quando é que isso é crime, protestar contra políticas e políticos que consideramos maus?

Sem comentários: