Seguidores

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Diz o Público:
"Paulo Portas aproveitou a presença do primeiro-ministro na Assembleia da República, onde decorre o debate quinzenal, para acusar o Governo de ter criado um sistema de avaliação de professores "perverso e absurdo". Na resposta, José Sócrates acusou o líder do CDS-PP de "total demagogia". "É um sistema perverso, absurdo, impossível de levar à prática", afirmou Paulo Portas na sua intervenção durante o debate, que o chefe de Governo dedicou ao tema dos equipamentos sociais das áreas metropolitanas. Reiterando que o novo regime "não merece de todo uma nota positiva", o dirigente democrata-cristão centrou as críticas no "erro" que é fazer depender a progressão de um professor na carreira das notas que atribui aos alunos. "O professor é transformado em burocrata da avaliação e o aluno num número estatístico", defendeu Paulo Portas, considerando que o novo sistema de avaliação de professores "relativiza o mérito escolar". Dando como exemplo o caso de um professor do segundo ciclo com uma turma de 25 alunos, dos quais dez sem conhecimento da matéria dada, Paulo Portas questionou o primeiro-ministro sobre o que deve o docente fazer. "Sabendo que a nota conta para a progressão, o professor arrisca a progressão na carreira ou inflaciona as notas dos alunos?", interrogou o líder do CDS-PP.
Na resposta, José Sócrates acusou Paulo Portas de "total demagogia", negando que a avaliação dos professores esteja apenas dependente das notas que atribui aos alunos. "É um factor entre outros, tem uma ponderação de seis pontos, em 50 possíveis", afirmou o primeiro-ministro, sustentando que "não há nada de mais injusto para os professores, as famílias e os alunos do que não haver avaliação" dos docentes. Lançando várias críticas à "infinita demagogia" do líder democrata-cristão, José Sócrates assinalou ainda o facto de Paulo Portas nada ter feito relativamente à avaliação dos professores durante os três anos em que integrou o Governo de maioria PSD/CDS-PP. "Como é possível falar em rigor, quando esteve no Governo convivendo com a pior das injustiças", questionou."Vejo que continua preocupado com a época pré-Sócrates, quando o país já está preocupado com a época pós -Sócrates", replicou Paulo Portas."
*
Mais uma vez, perante factos, analfabeto funcional sócrates responde com lamúrias e vagos insultos. Cada vez mais o país (pelo menos a parte pensante do país) anseia pela época pós-sócrates. Apesar de saber que vai ser difícil levantar o país dos escombros.

Sem comentários: