Seguidores

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Asae anti-dopagem

"De acordo com um decreto-lei da Secretaria de Estado e da Juventude, o controlo antidopagem poderá visitar 'todos os utentes e praticantes desportivos que frequentam ginásios'. Por outras palavras: não é de excluir que, por um destes dias, estando eu derreado e nu depois das minhas loucuras solitárias, as brigadas "antidoping" irrompam pelos balneários, de preferência armadas e encapuçadas, dispostas a inspeccionar os cacifos e a examinar a qualidade do meu sangue.
Na cabeça do Governo, e provavelmente na cabeça sadia do primeiro-ministro, que gosta de correr por aí sem ajudas artificiais, é simplesmente intolerável que um ser humano possa insultar a Deusa Saúde com heresias deste tipo. O Governo quer um povo saudável e enérgico, desde que a saúde e a energia sejam tão naturais como o autoritarismo que gerou este insuportável clima de espiolhagem sanitária. Não admira que, dois anos depois de ser eleito, até o Presidente da República, figura reconhecidamente esfíngica, se sinta tentado a uma piada sobre as visitas da ASAE. Pena que o Presidente se fique apenas pela piada. Porque as visitas da ASAE, e as visitas das pequenas asaes que o Governo cozinha por aí sem inspecção, já não têm piada nenhuma."
(J. P. Coutinho, Expresso)
*
Esta história da imposição da vida "saudável" (o que há de saudável em perseguir ou em ser perseguido?) do pseudo-engenheiro que assina projectos alheios e da polícia da saúde lembram a anedota do coelho (sócrates) que corria pela floresta (Portugal) a convidar todos os animais porem de lado as drogas e começarem a fazer jogging. A tartaruga larga a heroína, a gazela larga a cocaína, os esquilos o haxixe e todos correm atrás do idiota do coelho, sempre a saltitar, sempre a criticar e a chamar "anda correr, anda correr", até que chegam junto do leão (provavelmente perdido na floresta) que, ao ouvir os apelos do coelho o devora imediatamente para depois desabafar "este maldito animal andou outra vez nas anfetaminas."
Infelizmente, duvido que sócrates use anfetaminas. Mas pode ser que o leão cumpra o seu dever sanitário em breve, e limpe a floresta da sua presença incomodativa.

Sem comentários: