Seguidores

domingo, janeiro 21, 2007

Grande Entrevista(do)

"Agora que está a viver tão perto do problema, como é que reage às imagens daqueles milhares de imigrantes que tentam chegar à costa espanhola para entrar na Europa?

Eles tentam conseguir uma vida. A culpa não é deles, mas sim dos nossos presidentes em África que roubam dinheiro e deixam as pessoas a sofrer...

(...)

Qual é que poderia ser a solução?


Há muitas. Primeiro, impedir que os presidentes africanos mandem dinheiro para bancos de outros países, como a Suiça.

Muitas vezes as ajudas também não chegam ao destino.

A Europa não precisa de mandar dinheiro para África. Há países ricos, o problema é que os presidentes desses países são mafiosos e roubam a riqueza do país. (...) Quando ouço na televisão que «temos de mandar dinheiro para África», penso: "Não, isso não existe.» Primeiro, esse dinheiro não vai chegar a nenhum lado. Segundo, vão matar só para poderem ficar com ele. Se não mandarem dinheiro, ninguém vai tentar roubá-lo.

A democracia é uma solução?

A democracia não existe em África. Nós, os africanos, somos muito agressivos e a democracia é muito lenta. Os presidentes estão lá quatro anos e só pensam em como podem roubar para depois viverem como reis. A solução é alguém mandar e haver respeito, como no tempo dos militares.

(...)

Há algum líder africano que admire?

Em África, quando alguém é bom, afastam-no. (...) Os que são bons nunca duram. Ou são afastados, ou são mortos."

Francis Obikwelu, in Única, 20 Janeiro 2007 (revista do Expresso nº 1786)
.
Nem mais. Pena que pouca gente vá ler estas palavras. Bono, hello?!

Sem comentários: