Seguidores

segunda-feira, março 06, 2006

racismo e futebol

Em Saragoça o camaronês Etoo ameaçou sair de campo porque estava a ser assobiado. Racismo, diz ele. Inslutos habituais, dizem os próprios jogadores negros do Saragoça. Etoo não é assobiado por ser preto, diz presidente do Getafe, mas por cuspir nos adversários. Concordo com o presidente do Getafe. E com os atletas do Saragoça. Castigar e multar um clube porque os adeptos assobiam um jogador em particular acusando-os de racismo é ridículo. Ronaldinho, que eu saiba, não é branco e não ouviu os barulhos de macaco das bancadas quando tinha a bola. A diferença é que o Ronaldinho e os outros jogadores, brancos ou pretos, não cospem nos jogadores adversários, nem insultam as equipas adversárias. Mas como a federação é do Barcelona e a UEFA é gerida por idiotas politicamente correctos, o Saragoça foi mesmo multado. Já uns tempos antes, quando Etoo cuspiu no adversário não foi multado nem punido, mas Javier Clemente, treinador do jogador ofendido pelo camaronês levou multa pesada por dizer "os que cospem são os que descem das árvores".
Figo foi assobiado em Barcelona pelos adeptos do ofendido. Acusações de pesetero, objectos atirados para o relvado, até uma cabeça de porco. O barcelona não foi castigado. Será porque Figo é branco, não se fez de vítima e jogou os 90 minutos? Quem são, afinal, os racistas senão a federação espanhola? Hoje o chelsea aterrou em barcelona. Os adeptos do barcelona receberam Mourinho com insultos e acusações (?) de "tradutor". Imagino que a UEFA não vá exigir multa para o barcelona. Mas que fariam se Mourinho não fosse branco?
ps: se o Etoo tivesse dois palmos de inteligência e algum sentido de humor saberia lidar com a situação de forma adequada. Um antigo jogador negro do setubal, quando viu o público imitar macacos à sua passagem, virou-se para as bancadas e fingiu ter uma câmara de filmar. Como se estivesse no zoológico a filmar os macacos do outro lado da rede.

Sem comentários: