Seguidores

sábado, março 18, 2006

o mito da finlândia e outros assuntos

Que a educação aqui na lusitânia é má vejo eu todos os dias. Agora, não percebo é a saloia atracção pela Finlândia. O modelo finlandês é exemplar? Provavelmente nas estatísticas. No mundo real, não sei porquê, mas não se nota. Digam-me o nome de um, só um, grande cientista, escritor, arquitecto, músico, criador, empreendedor, etc... nascido e formado na Finlândia. Quais são, afinal, os resultados práticos do grande modelo? O "nosso" primeiro ministro lembra-me aqueles "líderes" africanos que iam, pasmados, aprender o moderno e civilizado modelo socialista a Cuba ou ao Bloco de Leste. Uns como o outro, voltaram encantados com as maravilhas do progresso e ansiosos por aplicar nas palhotas locais os sistemas miraculosos. Presumo que tenham sido muitos os risos condescendentes dos homens de leste perante tal ignorância. (Imaginem como seria ridículo se o presidente do fcp, do scp ou do slb fossem à Noruega para copiar o modelo de sucesso do Rosenborg, só porque este clube é o único que ganha campeonatos por lá)

Ainda sobre educação... Se as escolas-sede para onde são transferidas as crianças das primárias que encerram apresentam, em muitos casos, as mesmas deficiências que têm as escolinhas primárias do Estado Novo (com a agravante de serem muito mais feias), como é que a ministra pode dizer - sem se rir - que essa tranferência se faz em nome da qualidade do ensino? Pelo menos uma vez na vida podiam ser sinceros e dizer que é mais barato. Acho que ninguém levaria a mal. Até porque revelava mais respeito pela inteligência de quem os ouve.

A propósito de qualidade de ensino, sabiam que as faltas que um aluno tem por ter sido suspenso após um procedimento disciplinar são automaticamente justificadas, para que ele, coitado, não chumbe (perdão, fique retido)? Percebem a lógica? A justificação é fantástica. Aparentemente a pobre e inocente criança não pode ser duplamente punida pelo mesmo erro. Ainda bem que o governo viu esta injustiça, não tivessem a cruz vermelha e a ami de intervir.

O governo quer fazer um exame de admissão para testar a capacidade (pedagógica, presumo) dos novos candidatos a professores. Nada de grave. Também os licenciados em direito, por exemplo, têm de fazer provas para serem advogados ou juízes. Só é pena que a prova se aplique apenas a profs do 2º e 3º ciclos e deixe de fora os do 1º ciclo e todos aqueles que estão no quadro. Nesses, curiosamente, nunca se mexe. A prova só surgiu porque se sabe que o ensino está totalmente degradado. Não percebo é que culpa têm os candidatos a novos professores desse descalabro...

1 comentário:

Anónimo disse...

"Digam-me o nome de um, só um, grande cientista, escritor, arquitecto, músico, criador, empreendedor, etc... nascido e formado na Finlândia." - Jean Sibelius (compositor) e, MUITO IMPORTANTE, o PAI NATAL!!!!!! :D