Seguidores

sábado, fevereiro 18, 2006

disfunção pública

1. No início de Fevereiro recebi uma carta da secretaria da universidade. A carta vinha datada de 30 de Janeiro e foi escrita para confirmar que o meu pedido de adiamento tinha sido aprovado. Acontece que se trata de um pedido feito em 30 de Novembro para adiar a entrega da tese até 31 de Dezembro. Gastou-se tempo e dinheiro (no papel, no salário de quem escreveu e enviou a missiva e no selo da carta) para confirmar fora de tempo o que já não necessitava de confirmação. Será assim tão complicado confirmar por email (para que o interessado possa imprimir a mensagem para comprovativo) em prazo útil? Está certo, não sou o mais indicado para reclamar por causa do incumprimento de prazos, já que se os cumprisse não precisaria de pedir adiamento. Mas o único afectado aí sou eu.
2. Como o carnaval é um dia transformado em três e como não compensa trabalhar só pelos dois dias que faltam (excluindo já o sábado e o domingo, que por cá nunca contam), nem imaginam a quantidade confirmações de consultas e atestados que se vão passar com essas datas. Muitos já falam nas "férias" que aí vêm e (a parte mais divertida) riem-se de quem fica.
3. Na última Sábado, o Nuno Rogeiro elogiava os cafés e restaurantes abertos 24h. No estrangeiro, evidentemente. Por cá, para além dos restaurantes de Coimbra que fecham no período de férias, precisamente quando há turistas para os frequentarem, ainda se torna difícil fazer uma refeição fora do horário tradicional. A partir das 14h não se almoça, a partir das 22h30 não se janta. Claro que depois reclamam porque o MacDonalds tem muito público.
4. A escola comprou computadores novos. Fechou-se a biblioteca durante dois dias para serem colocados. Mas não há ninguém para instalar os programas (parece que falta instalar um antivirus). Por isso, eles estão lá, todos com um papel colado que nos diz "não mexer", a enfeitar as mesas. Na sala de informática é preciso andar a trocar os ratos de pc para pc porque a maioria não funciona. A escola diz que não tem verbas para comprar mais. Ratos. Que custam €5. Na sala de professores há um pc para todos. É o mesmo que dizer, para ninguém. No executivo, há um para cada elemento. Assim, cada um pode jogar à paciência sem tirar a vez do outro.
5. Também na biblioteca da escola, os alunos podem (ou podiam) usar o pc, mas acompanhados por um professor. Podem escrever lá os seus textos, ou fazer pesquisas na internet. Mas só podem usar diskettes novas. Nada de disquettes usadas (parece que são portadoras de vírus, há um medo terrível de uma epidemia informática lá na parvónia). Assim, se estiverem a escrever um texto que exija mais de um dia de trabalho para ser concluído (e o desejável é que todos fossem assim), a única solução será escrever pedaço a pedaço, uma diskette por dia, e juntar tudo no pc lá de casa. Quem não o tiver, bem... Que escreva à mão.

1 comentário:

Anónimo disse...

"2. Como o carnaval é um dia transformado em três e como não compensa trabalhar só pelos dois dias que faltam (excluindo já o sábado e o domingo, que por cá nunca contam), nem imaginam a quantidade confirmações de consultas e atestados que se vão passar com essas datas. Muitos já falam nas "férias" que aí vêm e (a parte mais divertida) riem-se de quem fica." - por causa desses abusos estão todos os professores agora a sofrer com a políticas (des)educativas do MEC...