Seguidores

terça-feira, maio 04, 2010

PEIXE GALO COM CROSTA DE PÃO E ERVAS

O peixe galo tem tanto de feio como de saboroso. Adoro a carne branca, firme e quase limpa de espinhas. Agarrei em dois vindos directamente da Lota da Figueira e fiz filetes. Aproveitei cabeças e restos para cozer e guardar o caldo para uma sopa do mar.
Preparei uma mistura para a crosta, coloquei no forno em temperatura alta cerca de 15 minutos, enquanto preparei uma salada simples de agriões, tomate (a saber a tomate, tão raro) e beterraba cozida, bem temperada com sal, azeite e vinagre de sidra.
A Mafalda sugere esta receita rápida para quando queremos impressionar alguém. Resulta ;)
O QUE USEI (para 2 pessoas):
- 4 filetes de peixe galo
- 2 chávenas de miolo de pão macio
- 1 ramo de salsa picada
- 1 ramo de hortelã (só folhas) picada
- 1 malagueta vermelha sem sementes picada
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal
COMO FIZ:
Pré-aqueci o forno a cerca de 220º. Numa assadeira coloquei uma folha de papel vegetal. Estendi os filetes.
Numa taça juntei todos os ingredientes formando uma pasta. Cobri os filetes com a mesma, pressionando um pouco para fixar. Levei ao forno cerca de 15 minutos. Servi com a salada. Satisfação absoluta!

2 comentários:

G F disse...

Esta acho que vou sugerir à minha M.M. Um peixe-galo é feio, sem dúvida,mas muito simpático em qualquer amanho na situação de forno ou afim.
Vão os parabéns "no escuro"(como quem diz, sem provar).
Gabriel

G F disse...

Onde é que anda a verdadeira "gourmet"?
Não podias falar português, dirão.Poder podia, mas não era a mesma coisa.
E porque é que demorou 2 semanas a fazer nova entrada? Estive à espera dos efeitos colaterais...retardados.Colaterais usa-se muito em termos médicos, mas eu não sou.Mas sei o que são colaterais,que muitas vezes não vêm de lado..nem "culateralmente". Desculpe este brejeirismo. Podia escrever mais decentemente? Poder, podia, mas não era a mesma coisa. Eu sei que já disse isso mas achei graça e agora vai ser até fartar, ou levar uma "bronca". Estou a brincar, as senhoras não mandam broncas.
Tudo isto para dizer que os peixes galo já se andam a esconder de mim. A M.M. faz disso algumas vezes grelhado e é uma maravilha. No S. Valentim não presta porque é a 40 e tal € o quilo...A M.M. meteu na confecção o dedo pessoal do Nuorte, que também funciona bem, sem fugir ao essencial.Estava delicioso.
Resta-me agradecer a oportunidade que me proporcionou dum lauto manjar. Agradeço também à internet que não conheço, mas permite estes intercâmbios. (Deve ser boa pessoa).Peço desculpa por esta "treta", amigável, creia.
Eu na net sou assim. Já quase ninguém me manda mensagens para não ter que aturar a minha prosa. Podia ser mais contido? Poder podia...
Beijos para todos.
Gabriel