Seguidores

sábado, maio 29, 2010

DOCE, DOCE É A BATATA

Sou suficientemente fiel a alguns ingredientes/produtos para me tornar um pouco repetitiva. Esta semana, a ver um dos episódios da Nigella, descobri que também ela fez uma série de pratos onde utilizou a hortelã. Isto parece uma cópia, mas foi de facto um acaso.

Mais uma vez camarão. Não há semana lá em casa que não entre na ementa. Mais para agradar à L. e a mim também, claro está. Até a F. já é adepta. Baixo em calorias, o marisco é dos alimentos que mais aprecio, não exactamente por essa característica.

Desta vez recorri a um acompanhamento pouco usual nas minhas combinações. Batata doce. Comprei para fazer uma sopa, mas entretanto mudei de ideias. Fritei-as em óleo bem quente , e depois salpiquei com bastante hortelã fresca bem cortadinha com a meia-lua. Fiz esparregado com nabiças do quintal da Z. Que bom ter um quintal e estes vegetais e legumes a virem para a minha mesa... e os camarões. A ideia inicial era saltear apenas na frigideira com um pouco de azeite, mas como entretanto espremi a habitUAl laranja para o sumo da L. ocorreu-me que podia usar algum sumo e a raspa da mesma nos camarões. Umas pedras de sal e já está.

À hora de almoço cozi as nabiças em água. À noite foi só preciso passar a varinha. Numa frigideira coloquei azeite, bastante cebola e um dente de alho bem picados. Juntei o puré e duas colheres de sopa de farinha e o sal. Dez minutos depois o jantar foi servido, para nosso regalo.

2 comentários:

Paulo Agostinho disse...

A melhor "receita" de batata doce que conheço é muito simples: enrolar a batata em papel de alumínio e colocar entre as brasas da lareira. Aprendi isto numa terra longínqua, sem o alumínio, numa fogueira. Também se assava assim milho e mandioca.

guida c disse...

Vou experimentar na churrasqueira da mãe.
A mudança no blog está óptima. Obrigada pelo trabalho.
Boa semana.