Seguidores

terça-feira, maio 25, 2010

FRANGO FRITO COM CUSCUZ



Sou apologista do lema "nem sempre nem nunca". Assim sendo, por vezes também digo que sim a um frito. E convenhamos, alguém pode dizer que comida frita não sabe bem?
Este frango é uma versão do frango frito americano da Nigella. Acompanhei com cuscuz envolvido em legumes. É a minha maneira mais usual de usar o cuscuz. Cozo segundo as indicações da embalagem e depois salteio alguns legumes, neste caso, cogumelos frescos, pimento vermelho e courgette e envolvo o cuscuz na frigideira. Contudo, há várias maneiras de o fazer e todas elas com imenso potencial.

O QUE USEI (para o frango):
- pedaços de frango
- meio litro de leite aprox.
- farinha
- sal
- pimenta
- ervas secas para temperar saladas
- 1 ovo batido
- 1 barra margarina vegetal

COMO FIZ:
Coloquei o frango numa taça com o leite e sal. Cobri com película aderente e deixei repousar no frigorífico de manhã, para cozinhar à noite. Levei a cozer num tacho com tampa em lume brando até o frango estar completamente macio. Acrescentem mais leite se for necessário. (A minha intolerância ao leite torna-se um problema na hora de lavar o tacho).
Deixar de lado até arrefecer ligeiramente. Entretanto num saco de plástico colocar farinha, ervas secas, pimenta e sal. Coloque os pedaços de frango individualmente dentro do saco e agite até que fiquem completamente envolvidos nesse preparado. Depois passe no ovo e novamente na farinha. Deixe secar cerca de 10 minutos. Depois frite na frigideira com a barra de margarina. Pode parecer muita gordura, mas segundo a Nigella, quanto maior for a quantidade de gordura utilizada, menos a carne absorve. Vou acreditar que sim! Basta um minuto de cada lado, visto que a carne já está suficientemente cozida. Fica hiper estaladiço. Uma delícia!

Sem comentários: