Seguidores

segunda-feira, maio 04, 2009

Caro João,

Uma andorinha não faz a primavera. E um ano de sucesso não faz do barcelos a melhor equipa do mundo. Quando muito, poderá aspirar a ser a melhor equipa de 2008/2009. Mas como a memória dos barcelonistas tende a ser muito curta (quando lhes convém o presente), devo recordar que no que vai de século XXI, o Real Madrid tem mais títulos do que o barcelos, que esteve mais de metade do tempo sem ganhar nada. De 2000 até hoje, o barcelos ganhou 3 ligas (contando já com a actual), contra 4 do Real Madrid, duas do Valência e uma do Corunha. Isto para não falar de números totais: 31 ligas contra 19 (o barcelos, curiosamente, é o "campeão" do 2º lugar, foi a equipa espanhola que mais vezes ficou como first of the loosers, como dizem os americanos, 22 vezes). E em relação à Champions, de que tanto falam (e que têm tantas como o benfica ou o porto), no mesmo período de tempo o barcelos conseguiu a segunda (2006) e o Real conseguiu a oitava e a nona (2000 e 2002). Por isso, façam os vossos (merecidos) festejos deste ano à vontade, porque, para citar uma coluna da Sábado, "Quem nasceu para lagartixa nunca chega a jacaré".
*
ps: Os aplausos do Bernabéu aos adversários não surpreendem. Aconteceu com o barcelos, também com o Milan (quando Redondo foi substituído), entre outros exemplos. Chama-se fairplay e educação. Está no nosso hino. Algo de que não há registo no camp nou, onde se prefere atirar cabeças de porco e objectos aos adversários.

2 comentários:

João Remelgado disse...

Fazes-me lembrar os benfiquistas que, na falta de argumentos, utilizam a velha história dos títulos passados...neste século, que me lembre o Real nunca deu 6-2 ao Barça!!!!!A história faz-se dia a dia e neste momento o Barcelona está no top, a Km´s do Real.

Quantos aos aplausos foi ironia minha...que eu saiba os adeptos do Real não aplaudiram o futebol espectáculo do Barça...nem tiveram tempo pois foram saindo antes do jogo acabar.

Paulo Agostinho disse...

A mim pouco importam as vitórias ou derrotas por 6-2, já que valem o mesmo que as vitórias por 1-0. Ou as derrotas por 4-1, que foi o resultado do ano passado entre Real e barcelona. Além disso, a História faz-se dia-a-dia se for micro-história, e de qualquer modo não começa e acaba nas últimas 24h. Isso, que eu saiba, é jornalismo tipo agência lusa. Eu não fui buscar dados dos anos 60, fui buscar dados dos últimos 10 anos. De qualquer modo, o barcelos não está em top nenhum, porque no top, se quisermos olhar só para os resultados recentes, estão as equipas inglesas (basta contar, como lembrou Ferguson, quantas equipas finalistas da Champions nos últimos três ou quatro anos eram inglesas).
PS: Eu não ironizei com os aplausos, porque os houve, e não foram só dos adeptos catalães. Como disse, é uma questão de fair-play (um exclusivo, aparentemente, dos Merengues, porque quando perdem não tiram o mérito do adversário dizendo que foi por "demérito" de quem não venceu).

Ah, eu desconfiaria do discernimento do Luis Enrique. Lembro só que foi um jogador (mediano) que deixou o Real (felizmente) para assinar pelo barcelona, podendo dessa forma ver os seus antigos companheiros de equipa levantarem três taças da Champions. Ele, quando muito, levantou uma taça de champanhe no sábado passado. E alguém lhe deveria lembrar que os orgasmos, futebolísticos or otherwise, são coisas passageiras.