Seguidores

quarta-feira, abril 01, 2009

Bullshit


Reunião de avaliação de uma turma CEF. No final, 10 formandos apresentam 3 ou mais negativas. Numa turma normal, isso poderia significar que iriam reprovar. Mas hoje não se diz reprovar e, por norma, já não se reprova. Como diz a legislação, a "retenção" é uma "excepção". Assim, se numa turma normal 10 alunos com três ou mais negativas (perdão, deve dizer-se "níveis inferiores a três", porque 2 e 1 não são números negativos e há actas a voltar para trás para se corrigir tamanho erro), não irão necessariamente repetir o ano, num CEF (curso de educação e formação), as probabilidades de não serem aprovados é muito menor. Passo a explicar.
Um curso cef tem por objectivo atribuir em 2 anos, com menor grau de exigência e através de uma formação presumivelmente prática (mas para a qual não há material, nem dinheiro, nem salas apropriadas, nem maquinaria, nem saídas profissionais). No final da formação, os formandos ganham um certificado de 9º ano (ou de 6º ou de 12º) e um certificado profissional.
O curso que referi acima (visível na bela pauta de final de período) está composto por várias áreas de formação (as velhinhas disciplinas). Estas áreas estão agrupadas em 3 componentes: uma que inclui as duas "ciências", Matemática e Fisico-Química, outra que inclui as disciplinas ligadas à formação profissional (as 3 últimas da pauta, sendo que falta uma delas, pois são 4, mas não foi avaliada neste período). Por fim, na componente que falta cabem todas as outras disciplinas, Português, Inglês, Educação Física, Higiene e Segurança no Trabalho, Cidadania e Mundo Actual e TIC (informática).
No final do curso, a avaliação é feita por disciplina. Porém, a nota final de cada componente resulta da média de todas as disciplinas que a compõem. Assim, um formando pode ter 6 negativas e ainda assim receber o certificado de 9º ano e ser admitido a estágio. Basta que tenha as negativas certas. Vejamos um cenário:
1ª componente: tem 2 a Matemática e 3 a Físico-Química:
2+3=5
5:2=2,5 - arredondado para 3. Aprovado.
2ª Componente: tem 2 a Português, Inglês e Cidadania, e tem 3 a Educação Física, TIC e Higiene:
15:6=2,5 - arredondado para 3. Aprovado.
3ª Componente... idem (2 negativas e duas positivas=2,5=3=Aprovado).
Como se isto não fosse já suficientemente ridículo, um formando pode ter apenas 2 negativas e não obter o certificado que o que teve 6 recebeu. Basta, para isso, ter negativa a Matemática e a Fisico-Química. Não é aprovado nessa componente, logo não termina a formação. Mesmo que o curso seja de cozinha e, na componente profissional, ele tenha 5 a todas as áreas e seja um verdadeiro mestre de culinária.
Da turma que apresentei na imagem, só 2 formandos não obteriam a certificação de 9º ano: os números 1, 10 e 11. Os restantes serão bem formados técnicos que poderemos contratar para nos formatarem os computadores ou criarem uma ligação de rede, para arranjarem a avaria nos travões dos nossos automóveis; para cozinharem nos melhores restaurantes do país; ou para instalarem as ligações eléctricas dos quartos onde dormimos. Em segurança.
São estas imbecilidades que o fabuloso governo sócrates conseguiu difundir por todas as escolas do país (por imposição, em muitos casos), sob pretexto de combater o abandono escolar e de promover a formação profissional.
Bullshit...

1 comentário:

Kris disse...

O que faz a pauta da MINHA turma aqui em público, hã? Esqueceste-te de referir as belíssimas qualidades pessoais que os definem na perfeição... Quanto à segurança dos seus serviços... nada a declarar! :s