Seguidores

segunda-feira, abril 27, 2009

"Minuto 58 do FC Porto-Vitória de Setúbal. De uma assentada, Leandro Lima e Bruno Gama foram substituídos por dois colegas de equipa. Coincidência ou não, Leandro Lima e Bruno Gama, jogadores emprestados pelo FC Porto ao Setúbal, estavam a ser os dois jogadores mais perigosos dos sadinos. Coincidência ou não, o jogo que estava empatado ganhou outra vida quatro minutos depois com o primeiro de dois golos de Lisandro (2-0). "

Así así, así gana el Madrid


À chegada a Sevilha, Juande Ramos foi recebido por juandólares, cópias de dólares com o seu rosto, uma crítica por ter deixado o Sevilha por outra equipa que pagava mais (como se não fosse esse o direito de um profissional que cumpriu o seu trabalho em Sevilha, deixando, pelo menos, duas taças da uefa no museu do clube). No final do jogo (e no que temos até ao momento de Liga) percebe-se que Juande Ramos vale os dólares que lhe pagam. Ao seu comando, o Real Madrid leva, em 19 jogos da Liga, 17 vitórias, um empate e uma derrota, 44 golos marcados e 11 sofridos (o barcelona, no mesmo período, conseguiu menos 5 pontos, 50 golos marcados e 17 sofridos).

No campo, a equipa jogou sem Pepe (merecidamente castigado), Sneider, Robben, Heinze, M. Diarra e Van Gol, mas jogou com onze jogadores do Real, o que não é uma daquelas verdades de Lapalisse, porque ser jogador desta equipa é um privilégio reservado aos melhores e com os melhores é mais fácil vencer. A vitória surgiu pela luta dos melhores, liderados pelo capitão Raúl, Blanco de nome e de Alma, que deixou o relvado com três golos com a sua assinatura. Como escreveu o cronista, coloquem-lhe um pincel nas botas e ele assinará um picasso, ou dois ou três.



"Gran Capitán. Si mi niño, que ahora tiene seis añitos, me pregunta qué debe ser de mayor, yo le responderé sin dudar: "Chiquitín, tienes que ser como Raúl. Es el que lleva el brazalete de capitán y el número 7 a la espalda. Si eres como él, como deportista y como persona, lo que me quede de vida será una gozada". Raúl se resiste a arrojar la toalla y ese es su principal valor. Ayer le tocó jugar de 9, por lesión de Huntelaar, y firmó un hat-trick para la hemeroteca. Raúl te baja al río a llenar la cantimplora si lo exige el guión, pero si le pones un lienzo y un pincel en sus botas, te dibuja un Piccaso. Raúl bailó por sevillanas y fue sustituido tras firmar la tercera. El Pizjuán acabó rendido ante la exhibición del Braveheart blanco..."
*
Em verdade vos digo, tivesse vivido Dom Raúl, o capitão, na Idade Média e estaríamos hoje a discutir a sua canonização :)

domingo, abril 26, 2009

Onde está o "poder"

"... los de Emery ... comandados por un milimétrico Baraja se fueron arriba desbordando a los culés, que de nuevo tuvieron la habitual ayuda arbitral. Fue en forma de penalti, y posible roja a Puyol, por claro derribo a Villa"
(AS)

The real simpsons

http://sorisomail.com/email/3523/the-simpsons-as-vozes-por-tras-dos-bonecos.html

sábado, abril 25, 2009

Leonard Cohen VII - Field Commander Cohen



"Field Commander Cohen, he was our most important spy:
wounded in the line of duty;
parachuting acid into diplomatic cocktail parties;
urging Fidel Castro to abandon fields and castles;
leave it all, and like a man,
came back to nothing special
such as waiting rooms and ticket lines,
silver bullet suicides,
and messianic ocean tides,
and racial roller-coaster rides,
and other forms of boredom advertised as poetry.

(...)"


Lyrics | Amy MacDonald lyrics - This Is The Life lyrics

sexta-feira, abril 24, 2009

aos maratonistas

Estes pés pertencem aos maratonistas que no passado sábado andaram a correr Coimbra numa maratona fotográfica. Digo-vos que foi um dia de dilúvio, mas bom!

Mais uma obra de arte







Relatos de uma experiência de poupança

"O t2 onde vivo, com vista para o mar, segurança 24 horas por dia e piscina colectiva, está avaliado em cerca de 225 mil euros. Uma simples simulação no “site” de um banco serviu para perceber que a prestação ficaria muito mais elevada do que a renda que pago (600 euros). Além disso, não tenho encargos com a manutenção do imóvel, nem com impostos. E sou livre, de um certo modo."
"Deixei de levar o carro para ir às compras (convenhamos que o supermercado mais próximo fica a 300 metros). Usei o comboio para me deslocar a Coimbra e, em vez de 55 euros em combustível e portagens, gastei 30 euros na turística do Intercidades da CP (o Alfa Pendular custaria mais dez euros e chegaria apenas oito minutos mais cedo). Dei finalmente uso aos sete euros que pago por mês para ser sócia do ACP e passei a ter um desconto de 0,04 euros por litro de gasolina"
"Disse adeus às portagens e passei a usar as vias alternativas, que, além da poupança imediata, me obrigam a moderar a velocidade. E deixei de conduzir de vidros abertos, de fazer ultrapassagens desnecessárias e de abastecer à noite para evitar a vaporização do combustível."
"Passei a desligar todos os electrodomésticos na tomada, ao contrário do que acontecia até aqui, principalmente, com a televisão do quarto. E passei a tratar o frigorífico com mais carinho, evitando a abertura escusada de portas e deixando a comida arrefecer para não o obrigar a gastar demasiada energia"
"Depois desta experiência, há vários pequenos hábitos que vão ficar: fazer menos chamadas de telemóvel e utilizar mais o SMS (porque consegui um tarifário com mensagens escritas a custo zero para a minha rede), ir ao cinema à segunda-feira e deixar de gastar 36 euros em tabaco..."
"Bastaram 31 dias para perceber que, num mês, consigo poupar o suficiente para passar um fim-de-semana em Roma e que, num ano, posso pagar as propinas do mestrado que tenho vindo a adiar."

quinta-feira, abril 23, 2009

Ironias

Andei a ajudar a preparar uma exposição sobre o 25 de Abril. Não, não é essa a ironia, embora também a mim tenha dado vontade de rir. Se há tema difícil de escapar é este. Serve-me de consolo pensar que, se estivesse na outra parvónia, a exposição seria dedicada a Samora Machel. Menos mal.
O que é realmente irónico é que nas exposições sobre o 25 de Abril o alvo das atenções seja Oliveira Salazar, que por sinal até já tinha morrido. Nesta expo em concreto, além de cartazes e fotografias sobre "Abril", com o pobre Salgueiro Maia em algum destaque, foi feita a reconstrução de uma sala de aula do tempo do Estado Novo: a lousa, as carteiras de tampo de madeira, individuais ou de pares, o tinteiro, o ponteiro, o compasso, os armários com as medidas, os mapas de «Portugal Continental e Insular», o quadro com A Portuguesa e outro com os Direitos das Crianças, os livros da escola primária, com exercícios que hoje traumatizam criancinhas do 7º ao 9º ano, o crucifixo pesado e sólido, e os retratos do Presidente do Conselho e do Presidente da República. Obviamente, foi esta a parte que mais agradou aos visitantes.
De seguida, a palestra. E a descrição do que eram as características do Estado Novo: um regime de partido único, com censura dos meios de comunicação (hum...), com perseguições políticas (hum...), com a aposta no analfabetismo da população como forma de a controlar melhor (hum...). E digo hum... porque parecia que estavam a falar do Portugal de 2009, com a sua RTP e as entrevistas combinadas e oportunas e os processos judiciais a jornalistas, com as novas oportunidades e restante legislação escolar que cria analfabetos diplomados (à imagem do chefe com a sua licenciatura made in independente que transforma, como que por milagre, bacharéis medíocres em engenheiros). Depois falaram da pobreza, da necessidade de emigrar, do medo, da intimidação a quem não era do regime, mas o que se passa hoje nas autarquias e nas instituições e nas escolas a quem não tem cartão rosa?
*
E a propósito de democracia e liberdade de expressão, sublinhe-se a hipocrisia desta gente, com o seu conceito democrático made in PS e que se resume a esta máxima: "há liberdade de expressão desde que seja igual à nossa". Daí a crise e o rasgar de vestes perante a decisão de, em Santa Comba, se baptizar uma praça ou um largo ou um rua com o nome de Oliveira Salazar. Não conseguem perceber que aquela terra tem em Salazar o seu mais ilustre nome? Se temos praças Marquês de Pombal (que não era exactamente um defensor dos direitos humanos e da liberdade de expressão), por que motivo não podem as pessoas de Santa Comba baptizar um pedaço da sua terra com o nome de um dos filhos dessa terra? Sim, eu sei, dizem que a ideia não passa de provocação porque a cerimónia vai ser realizada a 25 de Abril. Diriam o mesmo em qualquer outra data, porque para esta gente não pensar como eles é ser provocador. Eu diria que, feitas as contas, é mais provocador e obsceno promover Otelo Saraiva de Carvalho depois de o terem amnistiado politicamente (pensei que não houvesse crime político na terceira república e afinal...). Uma decisão que faz de Otelo o mais bem pago actor erótico português de sempre.

quarta-feira, abril 22, 2009

Así gana el Madrid


O melhor: Higuain


*

O pior: Pepe
Pepe mostrou ontem que não merece vestir a camisa merengue. O jogador que agrediu, depois de o ter deixado fugir e de lhe ter feito um penalti, expressou bem a realidade: Pepe deve lembrar-se que joga no Real Madrid, onde os valores são os da honra, não num clube de bairro. Culpado nos dois golos anteriores (deixou cabecear Soldado no primeiro e andava à aranhas no contra-ataque que deu o segundo), quase provocou a derrota da sua equipa ao provocar o penalti. Felizmente, Casillas defendeu a tentativa de remate e Higuain completou a acção épica com o 3-2. As agressões de Pepe merecem castigo exemplar e o seu nome na lista de transferências. E também a ausência da selecção luso-brasileira desgovernada por Queirós. Já sabemos que tal não acontecerá.

segunda-feira, abril 20, 2009

Mais uma prova da inutilidade da ONU

É esta conferência de treta contra o "racismo", com oradores do nível do líder iraniano, bem conhecido pelas suas posições tolerantes em relação aos judeus, aos não-muçulmanos, aos homossexuais, presume-se que também em relação às mulheres. Os países decentes não compareceram, naturalmente. Os cómicos ou os hipócritas do costume lá estão, para aparecer na foto.

Roubando, cantando e rindo

Em Coimbra e em Guimarães. Assim é fácil ganhar campeonatos. Não pode ser só incompetência, porque o erro cai sempre para o mesmo lado, é curioso. E não percebo como é que uma equipa que se diz tão superior aos adversários precisa destes empurrões sempre que a coisa começa a apertar. 1-1 contra o SLB; a vitória contra o Braga; agora Coimbra. Se as contas estivessem certas, lá se tinha ido há muito o primeiro lugar.
*
Desta vez, assino por baixo as declarações de Paulo Bento, no final do jogo de Guimarães. E o jogo de Coimbra foi a prova dos nove.
*
E mais uma vez domingos paciência, essa personagem indescritível, deve ter estado a olhar para o chão durante o jogo. Nem um ai, antes que lhe barrem a passagem lá na ponte do Freixo.

quinta-feira, abril 16, 2009

Champions

Nada de novo sob o Sol no que toca aos resultados da Champions. Os sites de apostas, que olham tudo de forma muito fria e calculada, colocavam Arsenal, Manchester, Chelsea e barcelona como favoritos à passagem para as meias-finais, tendo em conta os resultados da primeira mão. E assim foi. Temos, portanto, 3 equipas inglesas nas meias-finais, como previsto. E arriscamo-nos a mais uma final made in Britain, como no ano passado.
*
Factos contra opiniões. Por muito que alguém ostente o título de special one, os factos vão dizendo o contrário. Enquanto estava no Chelsea, o recém-doutorado honoris causa português não conseguiu bater o Liverpool na eliminatória da Champions e nunca chegou onde os seus sucessores chegaram: uma final no ano passado e (para já) uma meia--final. Quanto à outra equipa de Milã0, ficou onde habitualmente fica. A meio do caminho. What's so special about that?

quarta-feira, abril 15, 2009

Orgulho de ser do FCP

«Esta sensação é extremamente desagradável. A derrota tem um sabor de injustiça, por aquilo que fizemos nos dois jogos. A abordagem à partida foi feita com a mesma seriedade e empenho. Acho que toda a gente se pode sentir orgulhosa pelo que fizemos. Queríamos mais e merecíamos ter passado esta eliminatória contra a melhor equipa do mundo. O ManUtd acabou por passar com um golo do melhor jogador do mundo.»

Concordo inteiramente com as palavras do José Gomes...no entanto, a melhor equipa do mundo e o melhor jogador do mundo vão deixar de o ser e será em breve... Super Barça e Messi.

Mirror mirror on the wall, who is the fairest of them all?


Angelina Jolie encabeza el listado de las mujeres más bellas del mundo, según una encuesta de la revista Vanity Fair...
La popular revista organizó una votación para que los lectores eligieran entre actrices, cantantes y modelos a la la reina de la belleza. Jolie fue la absoluta ganadora con un 58 por ciento de los votos, seguida a una larga distancia por Bündchen, que consiguió el 9 por ciento, y Halle Berry, en tercer lugar, con el 4 por ciento.

segunda-feira, abril 13, 2009

E as dores de cabeça curam-se com água benta

"Não há melhor forma de combater a crise do que fazer mais investimento público em escolas. É o melhor investimento no nosso futuro", referiu José Sócrates, segundo o Público. Como é que nenhum economista, em algum ponto do globo, chegou a esta conclusão brilhante? Há uma grave crise económica? Construímos uns edifícios pouco operacionais, pomos ligação à net e puff, lá se vai a crise, certamente apavorada com a imbecilidade do argumento...
Outra pérola de josé sócrates:
"No fim do ano lectivo teremos todas as escolas com Internet com banda larga de 48 mega bytes. Isto é uma reforma profunda na educação em Portugal. Valeu a pena não desistir. Valeu a pena cerrar os dentes e prosseguir." Alguém imagina um governante do passado a dizer: colocámos linhas telefónicas em todas as escolas, esta é uma reforma profunda da educação em Portugal? Internet? Em escolas sem livros? Em turmas sobrelotadas? Em salas onde não se podem ligar 30 pcs porque só há duas tomadas? Em turmas onde os alunos não sabem ler, não têm livros em casa nem ninguém que lhes exija que estudem? Só num país onde um analfabeto pudesse chegar a licenciado e a primeiro-ministro... Ah, pois, afinal até faz sentido. (E muita razão tem o homem, se houvesse Internet no seu tempo, não teria de enviar trabalhos ou exames por fax, coitado).
(nem quero saber o que o terá feito cerrar os dentes, mas bem o podia fazer sempre que lhe apetece dizer destas idiotices).

Pois, foi mesmo por isso

"Slumdog Millionaire’ star Freida Pinto has dumped her fiance because she wants to concentrate on her career, it has been revealed."

*
Eu cá acho que pode ter sido por causa da t-shirt da criatura, a fazer publicidade ao hooters, uma cadeia de fast-food que não se tornou conhecida pela comida, como se pode avaliar pelo site.
Claro que, querendo ser mal intencionado, poderia sugerir uma ou duas razões também plausíveis.



A DEBORAH


Vasco Graça Moura
Escritor

O Governo divulgou um pomposo documento intitulado "Políticas de Valorização do Primeiro Ciclo do Ensino Básico em Portugal", elaborado por cinco peritos ditos independentes.

O perito português foi nomeado subinspector-geral da Educação em 1.1.2007 e veio a ser nomeado presidente do Conselho Científico para a Avaliação de Professores em 1.11.2008. O CCAP existe na dependência directa do membro do Governo responsável pela área da educação (art.º 134 do DL 15/2007, de 19 de Janeiro). Parece pois tratar-se de um independente que, à data do documento (Dezembro de 2008), estava na dependência directa do Governo!

Este verdadeiro oxímoro dialéctico não impediu o PS, nem o Ministério da Educação, nem o primeiro-ministro (este em plena Assembleia) de garantirem a independência dos peritos.

Mas temos ainda a Deborah.

"A Deborah", assim ternurentamente tratada com a familiaridade dos grandes pelo primeiro- -ministro, como se viu na televisão, escreveu o prefácio. O PM chegou a afirmar no Parlamento que o relatório tinha sido assinado por ela.

A dama é chefe de divisão das Políticas de Educação e Formação da OCDE desde meados de 2007. É uma economista que não publicou até hoje, que se saiba, uma única linha sobre questões de educação a não ser o tal prefácio (ver a lista actualizada do que ela escreveu em http/econpapers.repec. org/RAS/pro105.htm).

Pois a Deborah prestou-se a vir a Lisboa armada em lavandisca promocional só para servir um objectivo do Governo socialista: o de fazer passar a ideia de que se tratava mesmo de um relatório da OCDE.

E diz muito ufana que a avaliação feita "segue de perto a metodologia e abordagem que a OCDE tem utilizado para avaliar as políticas educativas em muitos países membros ao longo dos anos". Vejamos.

Na pág. 26 informa-se que a avaliação teve por base um "relatório abrangente", preparado pelo próprio ministério, descrevendo as medidas e fornecendo muita informação e dados. "Foi estudado antes da visita de seis dias a Portugal de uma equipa internacional para entrevistar os principais actores educativos e visitar um pequeno número de escolas".

De págs. 87 e 88 deduz-se que, em 14 reuniões, os peritos se avistaram com 2 secretários de Estado, 4 elementos dos serviços centrais, 7 dos serviços regionais, 3 do IGE, 4 peritos, 3 coordenadores dos programas de formação contínua de professores, 3 elementos das associações profissionais de professores, 5 coordenadores de escolas do primeiro ciclo do meio urbano e outros 5 do meio rural, 3 membros da Confederação das Associações de Pais, 5 do Conselho das Escolas, 3 do Conselho Nacional de Educação, 4 dos sindicatos e 7 representantes das autoridades locais (Guimarães, Gondomar, Santo Tirso, Amadora, Ourique, Lisboa e Portimão, sendo que "só" seis destas sete autarquias são PS).

De derrear um cristão! Umas 57 pessoas, pelo menos, mais as deslocações e os encontros do Minho ao Algarve, 11 escolas, cinco direcções regionais, tudo isto numa lufa-lufa, tudo isto numa maratona esfalfante, tudo isto sem tempo para fazer chichi, tudo isto em seis dias, seis, num inglês dos intervenientes lusitanos, que se supõe mais ou menos pedestremente técnico, e num português dos quatro peritos estrangeiros, que não pode deixar de ser ágil e escorreitíssimo, para eles terem conseguido perceber e qualificar tanta coisa em tão pouco tempo.

Talvez por isso, a adjectivação seja bastantemente esbaforida: "ambição" e "rapidez" sem paralelo internacional, "ampla melhoria", "excelente relatório nacional" (o tal preparado pelo ministério), "impressionante conjunto de dados", "enorme sucesso" (p. 13), "visão política clara", "elevado conhecimento estratégico", "resposta corajosa e imaginativa" (p. 17), "desenvolvimentos impressionantes" (p. 18), "excelente modelo de formação contínua", "impressionante leque de informação" (p. 19), "liderança decisiva e visionária", "modelo admirável" (p. 44), "grande sucesso", "professores bastante entusiasmados" (p. 47), coisas assim.

Se é assim que a OCDE trabalha, estamos bem aviados! Resta saber quem é que intermediou toda esta batota e quanto é que ela custou.

sábado, abril 11, 2009

A rainy night in Soho

I've been loving you a long time
Down all the years, down all the days
And I've cried for all your troubles
Smiled at your funny little ways

We watched our friends grow up together
And we saw them as they fell
Some of them fell into Heaven
Some of them fell into Hell

I took shelter from a shower
And I stepped into your arms
On a rainy night in Soho
The wind was whistling all its charms

I sang you all my sorrows
You told me all your joys
Whatever happened to that old song
To all those little girls and boys

Sometimes I wake up in the morning
The gingerlady by my bed
Covered in a cloak of silence
I hear you talking in my head

I'm not singing for the future
I'm not dreaming of the past
I'm not talking of the fist time
I never think about the last

Now the song is nearly over
We may never find out what it means
Still there's a light I hold before me
You're the measure of my dreams
The measure of my dreams

(Shane MacGowan)

A "receita" socrática para combater o desemprego, ou a prova cabal de que naquela cabeça pouco mais consegu caber para além de volumes de presunção.

quinta-feira, abril 09, 2009

Super-Barça

Esqueci-me de realçar que apesar da minha crença em sermos novamente campeões da Europa teremos que enfrentar na final a melhor equipa da Europa e do Mundo na actualidade que é, sem dúvida nenhuma, o F.C.Barcelona: humilham constantemente as equipas adversárias e dão um recital de futebol. Como diz o Guardiola: "Deixamos as pessoas felizes".

Ontem, mais uma exibição fantástica do Barça contra a equipa que marcou 12 golos ao Sporting. O novo «Dream Team» aplicou «chapa quatro» à formação alemã.

Beckenbauer foi o primeiro a dar cara, no final a partida, assumindo a humilhação. «O que vi na primeira parte foi o pior futebol jamais desenvolvido na história do Bayern Munique», disse. «Foi uma demonstração, quase uma humilhação. O Barça deu-nos uma lição de futebol

Mas como finais são sempre imprevisíveis, se lá chegarmos tudo é possível! Como diz o ditado "as finais não se jogam, mas sim vencem-se"...

P.S. Benítez enganou-se na altura do sorteio. Afinal não foi o United que teve a sorte do sorteio. Foi o Chelsea. Mais um erro de calculo como tantos outros que comprometem o Liverpool.

terça-feira, abril 07, 2009

Exibição fenomenal e categórica do F.C.Porto


Não tenho palavras para definir a exibição do F.C. Porto....poderia dizer apenas que foi uma exibição à Porto...no entanto tenho que exprimir a capacidade, o talento, "a exibição personalizada", a inteligência e a qualidade, só ao alcance dos melhores do Mundo. Não fosse o Van der Sar e a falta de sorte em alguns momentos e nem se precisava de realizar o 2º jogo no Dragão... Fernando! Sem dúvida, excelente. O espelho de uma equipa compacta e muito forte.

Estamos em igualdade com o actual campeão da Europa e do Mundo mas plenamente convictos que vamos passar mais esta batalha para que, naturalmente (como se tem visto e se viu hoje) sejamos mais uma vez Campeões da Europa. O filme parece ter os contornos que vimos há 5 anos atrás...assim seja.


Leonard Cohen VIII - If It Be Your Will



(Versão Antony)

segunda-feira, abril 06, 2009

Leonard Cohen IX - Take this Longing



Esta canção foi escrita por Leonard Cohen para Christa Päffgen (e com ela como inspiração). Christa era uma cantora alemã que usava o nome de Nico e actuou com os Velvet Underground. Tinha a curiosidade de ser praticamente surda, como Leonard Cohen recorda:

"I gave her that song. She sang it to me a couple times but never recorded it. Nico was very strange. I tried to talk to her and she always replied very mysteriously. No matter what you said she always replied in a curious fashion. It was only after many weeks, after being perplexed by her conversation and paralyzed by her beauty that she told me she was deaf. She responded to everyone with whatever came into her mind because she could hardly hear a thing. Which explains her particularly strange style. But I definitely wrote "Take This Longing" thinking of her."

O telefone toca uma vez


O telemóvel deu o sinal, eu tinha recebido uma mensagem. Não podia acreditar que aquela alma livre estava a dar notícias. Já muitos de nós se tinham interrogado… “o que é feito dele?”.
A palavra urgência afinal não antecipava nada de mau, muito pelo contrário. O sábado ia ser promissor. Oferecem-se bilhetes para o concerto de Win Mertens. Mais uma coisa boa que nos dava a conhecer.
Bilhetes à parte, devidamente resolvida que estava esta questão, tínhamos que descobrir as coordenadas. Eu trato do assunto, da maneira mais tradicional e trivial, usando uma caneta e um bloco. Tudo pronto, partimos rumo à cidade com cheiro a flor de laranjeira.
Algumas hesitações…com as indicações prontas (e complexas) dum conterrâneo, a viagem chega ao fim sem problemas de maior.
Uma sala encantadora. Faz-se silêncio, ouvem-se os primeiros acordes, fica-se rendido. A actuação austera deixa os nossos corações suspensos até à música seguinte. O tom de voz é discutido, entre nós, no caminho de regresso a casa, a opinião aqui divide-se. As harmonizações e a sinceridade da actuação toca-nos de uma maneira muito intensa.
Não agradecemos correctamente ao homem errante mas ele sabe que ficámos muito agradecidos. Obrigada

domingo, abril 05, 2009

Pelos vistos, só os candidatos é que são

Segundo um rodapé da RTP, vital moreira terá dito que as eleições europeias não são eleições de segunda.
*

Aliás, citemos Alberto João Jardim: «acho o candidato Vital tão mau, tão mau, que qualquer pessoa do PSD serve para lhe fazer frente.» Nem mais...
*
p.s. (salvo seja): Esta divertida nota de um leitor do artigo do Iol atrás citado:
"Depois de tantos cartazes a apelidar José Sócrates de "Pinócrates" em alusão ao Pinóquio, vejam que Vital Moreira é a "cara chapada" do Gepeto, que no desenho animado é o carpinteiro criador do Pinóquio.Uma simples curiosidade!"

quarta-feira, abril 01, 2009

Bullshit


Reunião de avaliação de uma turma CEF. No final, 10 formandos apresentam 3 ou mais negativas. Numa turma normal, isso poderia significar que iriam reprovar. Mas hoje não se diz reprovar e, por norma, já não se reprova. Como diz a legislação, a "retenção" é uma "excepção". Assim, se numa turma normal 10 alunos com três ou mais negativas (perdão, deve dizer-se "níveis inferiores a três", porque 2 e 1 não são números negativos e há actas a voltar para trás para se corrigir tamanho erro), não irão necessariamente repetir o ano, num CEF (curso de educação e formação), as probabilidades de não serem aprovados é muito menor. Passo a explicar.
Um curso cef tem por objectivo atribuir em 2 anos, com menor grau de exigência e através de uma formação presumivelmente prática (mas para a qual não há material, nem dinheiro, nem salas apropriadas, nem maquinaria, nem saídas profissionais). No final da formação, os formandos ganham um certificado de 9º ano (ou de 6º ou de 12º) e um certificado profissional.
O curso que referi acima (visível na bela pauta de final de período) está composto por várias áreas de formação (as velhinhas disciplinas). Estas áreas estão agrupadas em 3 componentes: uma que inclui as duas "ciências", Matemática e Fisico-Química, outra que inclui as disciplinas ligadas à formação profissional (as 3 últimas da pauta, sendo que falta uma delas, pois são 4, mas não foi avaliada neste período). Por fim, na componente que falta cabem todas as outras disciplinas, Português, Inglês, Educação Física, Higiene e Segurança no Trabalho, Cidadania e Mundo Actual e TIC (informática).
No final do curso, a avaliação é feita por disciplina. Porém, a nota final de cada componente resulta da média de todas as disciplinas que a compõem. Assim, um formando pode ter 6 negativas e ainda assim receber o certificado de 9º ano e ser admitido a estágio. Basta que tenha as negativas certas. Vejamos um cenário:
1ª componente: tem 2 a Matemática e 3 a Físico-Química:
2+3=5
5:2=2,5 - arredondado para 3. Aprovado.
2ª Componente: tem 2 a Português, Inglês e Cidadania, e tem 3 a Educação Física, TIC e Higiene:
15:6=2,5 - arredondado para 3. Aprovado.
3ª Componente... idem (2 negativas e duas positivas=2,5=3=Aprovado).
Como se isto não fosse já suficientemente ridículo, um formando pode ter apenas 2 negativas e não obter o certificado que o que teve 6 recebeu. Basta, para isso, ter negativa a Matemática e a Fisico-Química. Não é aprovado nessa componente, logo não termina a formação. Mesmo que o curso seja de cozinha e, na componente profissional, ele tenha 5 a todas as áreas e seja um verdadeiro mestre de culinária.
Da turma que apresentei na imagem, só 2 formandos não obteriam a certificação de 9º ano: os números 1, 10 e 11. Os restantes serão bem formados técnicos que poderemos contratar para nos formatarem os computadores ou criarem uma ligação de rede, para arranjarem a avaria nos travões dos nossos automóveis; para cozinharem nos melhores restaurantes do país; ou para instalarem as ligações eléctricas dos quartos onde dormimos. Em segurança.
São estas imbecilidades que o fabuloso governo sócrates conseguiu difundir por todas as escolas do país (por imposição, em muitos casos), sob pretexto de combater o abandono escolar e de promover a formação profissional.
Bullshit...

O preço de um ponto

750 euros (fora o IVA).