Seguidores

sábado, agosto 09, 2008

Ofertas de jornais: marketing ou reciclagem?

É habitual a oferta de livros na compra de um jornal. O DN, por exemplo, oferece livrinhos pequeninos, de autores consagrados e que podemos considerar como clássicos da literatura. É uma forma de marketing, de atrair mais compradores. Para quem compra, para além do jornal (geralmente de leitura rápida, visto que pouco tem de interessante, sobretudo nesta altura do ano), recebe um livro leve, geralmente interessante e que não envergonha quando se lê em público.
E a propósito de público. Hoje comprei o jornal com esse nome. Também oferecia um livro. Mas ao contrário do DN, que diz qual é o livro que vamos receber na compra da edição daquele dia, na capa do público só vem a referência a "um livro" editado pelo público. Estranha estratégia de marketing. Porém, quando a senhora, com toda a simpatia e genuína boa vontade me entregou o livro de "oferta" com um sorriso, percebi o que se estava a passar.
Os poemas da vida de mário soares?! Uau! A perspectiva de conhecer os poemas da vida de soares é para mim algo de tão cativante como a hipótese de ler a legislação compilada do Congo, comentada por vital moreira. É claro que não podiam anunciar na capa qual era o livro, pois corriam o risco de uma debandada geral dos seus leitores (neste dia, pelo menos) para o 24 horas ou para o Jogo.
Percebi também que os armazéns do público não são, obviamente, elásticos. E devem estar atafulhados de porcarias deste género que alguém no jornal se lembrou de publicar e que - vá lá saber-se porquê - não se venderam. Podiam doá-los, mas quem os quereria? Mandá-los para Timor ou África causaria riscos de conflitos diplomáticos indesejáveis. Restava o leitor incauto do jornal. E foi assim que percebi que, para o público, o leitor é uma espécie de ecoponto.
*
Hum... a propósito de ecoponto...

4 comentários:

Anónimo disse...

Ecoponto sim!!! Há que zelar pelo futuro do planeta!!! Mas atenção, deves arrancar cuidadosamente a capa do "livro" antes de o mandares prós anjinhos ou ainda alguém fica com pena e o leva para casa às escondidas!!! E o problema recomeça...

Não esquecer, ecoponto azul!!!

Paulo Agostinho disse...

A capa é para aniquilar na trituradora. Ou na chama.

Anónimo disse...

E todas as folhas que contenham alusão ao título senão o esforço é inglório...

Paulo Agostinho disse...

Melhor ainda, tens lareira, não tens?