Seguidores

segunda-feira, agosto 18, 2008

Obrigado, Obikwelu


"Ele ia na volta de honra, com uma bandeirinha, e eu sentado, sem gritos, nem aplausos, com o silêncio que me dou quando pratico a minha religião. A minha religião são os homens.

Eu já vivi, de casa montada e cultura bebida, em três países, sou filho e neto de emigrantes, sei que as pátrias mudam. E que ele há homens e ele há homens e que os primeiros são-me os preferidos: os que fazem seu o lugar onde estão. O africano Francis Obikwelu veio para Portugal aos 16 anos (...). Obikwelu trabalhou nas obras - e, diz-se, acarretando os sacos de cimento arranjou a estrutura muscular que haveria de o prejudicar nos arranques das corridas (ser pobre paga-se). Para fazer aquilo que queria, atletismo, chegou a dormir sob as bancadas do estádio do Belenenses.

Aconteceu que Francis Obikwelu encontrou uma família portuguesa que lhe deu a mão e aconteceu que a essa família ele deu aquele sorriso com que brindou o Ninho de Pássaro, ontem, antes de sabermos que era a sua derradeira corrida. Com Portugal, Obikwelu fez o mesmo, um contrato. Coisa entre iguais: eu dou e tu dás. Sendo assim, porque digo que lhe estou agradecido? Porque são raros os que, como Obikwelu, não pedem, trocam (...). Ontem, lamentando não ter dado o que os portugueses esperavam, Obikwelu disse: "Este é o meu trabalho e queria pelo menos dar uma final aos portugueses."

Repararam na palavra? Trabalho. É a palavra dos homens. Obrigado, Obikwelu."

*

Obrigado também por isto:

"A Fundação Francis Obikwuelu será instituída por escritura pública, como instituição de direito privado, com autonomia financeira e sem fins lucrativos, levando como matriz essencial a personalidade de Obikwelu, um cidadão português movido por um ideal, a felicidade, e por uma paixão, o desporto.

A Fundação Francis Obikwuelu terá 3 pilares importantes:
Academia de Talentos em Albufeira – é um ATL para crianças, dos 6 aos 14 anos. As crianças no espaço da Fundação, terão lanche, transporte, acompanhamento escolar e desporto. O ATL está aberto das 9h às 20h, de 2ªF a sábado. A Fundação tem como missão a criação de condições e oportunidades para crianças e adolescentes brilharem no mundo do desporto nas seguintes modalidades: atletismo, natação, futebol, basquetebol e ténis. As mensalidades é de acordo com a declaração de rendimentos;

Bolsas de Talentos Nacionais – Pelo país, a Fundação, disponibilizará verbas para clubes, associações, equipas e atletas – com comprovados resultados desportivos e artísticos – que precisem de patrocínios ou apoios para representarem Portugal ao mais alto nível, ou para estágios e acções de formação, que sejam fundamentais para a sua evolução desportiva ou artística;
Talentos Escondidos - Todos os anos, serão realizados 3 eventos (norte, centro e sul) de captação de novos talentos desportivos. A inscrição poderá ser efectuado pelos pais, treinadores, escolas ou clubes/associações. Os 3 melhores atletas a nível nacional receberão uma bolsa no valor de 10 000€ (dez mil euros).
JÁ ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A ACADEMIA DE TALENTOSPara mais informações ou Inscrições: http://www.francisobikwelu.com/fundacaoobikwelu@hotmail.com "

(*uma fundação útil, ao contrário de outras que por aí andam a sugar € público)

Sem comentários: