Seguidores

segunda-feira, maio 08, 2006

Aniversário da Coca-Cola


Hoje, vinha eu no meu automóvel rumo ao Porto, quando ouvi na TSF que a Coca-Cola festejava mais um aniversário. Quem nunca provou Coca-Cola? Dizem, e penso que bem, que é uma das marcas mais conhecidas e vendidas em todo o Mundo.

A bebida recebeu o nome de Coca-Cola porque originalmente o estimulante misturado na bebida era cocaína, que provinha de folhas de coca da América do Sul e recebia o seu sabor de noz de cola. Hoje, o estimulante, felizmente, foi alterado para cafeína. Digo felizmente porque o sabor apesar de ser feito através de noz de cola e folha de coca, não contem cocaína pois foi removida das folhas e a bebida não contém traços da droga. O que seria da malta….

Apesar dos vários posicionamentos que teve durante estes longos anos (remédio, bebida leve, estimulante,…), a Coca-Cola é uma marca inegável de sucesso. Como bebida que se preze, a fórmula exata da Coca-Cola é um segredo comercial.

Neste momento, é o maior vendedor de refrigerantes no mundo, e como gigante que é tem sofrido, sob o meu ponto de vista com alguma legitimidade, vários tipos de críticas de práticas monopolistas a baixos padrões de saúde, práticas racistas de selecção de funcionários e assassinato de membros de sindicatos. Há muitas controvérsias em torno da companhia, seus produtos e suas práticas comerciais. A Coca-Cola foi recentemente denunciada no Reino Unido por levar as crianças ao consumo de "porcarias" (comida de baixo valor nutricional). Na Índia, a corporação provocou um número de boicotes e protestos como resultado de seus baixos padrões de higiene e impacto negativo no meio-ambiente. Na Colômbia, a companhia é acusada de 179 grandes violações de direitos humanos, incluindo nove assassinatos.

Findo esta breve resenha histórica, o que vos quero transmitir é que a Coca-Cola (e não querendo fazer comparações com a Pepsi) faz parte do meu dia-a-dia. Tento não entrar em excessos mas, de vez em quando (de quando em vez, dizem os lisboetas), sabe muito bem, principalmente quando não se bebe bebidas alcoólicas, como é o meu caso e é do vosso conhecimento. Para brindar este aniversário, hoje foi dia de Coca-Cola durante o meu almoço.

Parabéns Coca-Cola….

Sem comentários: