Seguidores

quarta-feira, setembro 21, 2011

Vila - Sabores da cozinha algarvia















A melhor experiência gastronómica destas férias foi o jantar no
Vila Lisa!

No meu aniversário o meu amigo P. deu-me o livro do José Vila, Sabores da cozinha algarvia, com prefácio de Miguel Sousa Tavares e António Pedro Vasconcelos (nessa noite também lá estava).
Mais do que uma cozinha de autor, é um livro sobre comida regional. A algarvia que é muito mais do que o peixe grelhado com que somos presenteados por aqueles lados.
Para além disso, é um livro muito bonito em termos gráficos. Com uma fotografia fantástica, onde claramente se pode descobrir a sensibilidade artística do José Vila, ainda que não seja ele o autor das mesmas. Com toda a certeza teve um papel fundamental na produção, na encenação, na disposição dos elementos...

Ir ao Vila é de facto ir ao encontro do que mais genuíno poderá haver na cozinha algarvia. Uma experiência inolvidável.
Ao entrar na povoação, cedo se descobre aquela adega, de janelas escancaradas e mesas corridas. Uma simplicidade elegante que transparece em todos os pormenores. A decoração e a pintura de José Vila dão um ar boémio. Partilhar a mesa com quem está e aceitar a comida que vem para a mesa, sem qualquer escolha, faz-nos sentir numa tertúlia, numa aventura única.
E os pratos vão chegando, e o deslumbramento vai acontecendo. Porque ali há essencialmente o respeito pelos produtos e pela tradição.
Tiborna
Batata de molho frio
Xarém de lingueirão
Raia de alhada
Choco com ervilha e batata doce
Pernil de porco
Sopa de grão de bico e rabo de boi com hortelã
Queijo de figo
Biscoitos
Vinho
Aguardente
Café de cafeteira (maravilhoso)

A generosidade de José Vila transmite-se na assinatura que coloca no livro e na conversa amena e interessada de quem quer de facto saber porque se foi ali.

Sem comentários: