Seguidores

terça-feira, setembro 20, 2011

Os livros das férias









As férias permitem ler quase sempre mais do que é habitual. O que nem sempre é uma verdade absoluta. Pelo menos no meu caso...

Acho graça às listas que se fazem com recomendações de leituras de verão. Como se no resto do ano não fosse possível o espaço para a leitura.
Desconfio sempre dos que dizem que só têm tempo de ler nas férias. Tempo?! O tempo é o que quisermos fazer com ele. Depende das prioridades. Podemos não ter vontade, não ter esse espaço porque queremos fazer outras coisas. Mas tempo temos. Eu tenho. Ou porque abdico de duas horas à frente da televisão; ou porque mando vir as compras pela net e já não perco tempo no supermercado; ou porque não vou ao ginásio... Faço com o meu tempo o que entendo e preciso. E ler é uma necessidade, um prazer, um hábito de todos os dias.

Estes foram os livros destas duas semanas de férias, intercalados com outros dois de culinária que ficam para mais tarde! Porque afinal é de culinária que é suposto eu escrever...

4 comentários:

Ilídia disse...

Olá, Guida. Que bom vê-la de volta. Em relação às leituras de férias, acho piada às tais listas. Normalmente, livros light (sim, porque não é esta a altura em que é suposto não pensarmos?:)
Dos livros que enumerou, li estas férias O Cemitério de Praga. Sinceramente, desiludiu-me um pouco. Dos mais recentes do autor, aquele de que gostei mais foi A Misteriosa Chama da Rainha Loana. O meu preferido continua a ser O Nome da Rosa, claro. É este o problema de se começar com uma obra prima. O que vem a seguir fica sempre aquém :)
Beijinhos e bom regresso à rotina.

guida c disse...

Olá Ilídia
Li a bibliografia do Eco e também tenho O Nome da Rosa no topo das preferências. Também não fiquei deslumbrada com o Cemitério de Praga. É bem verdade que é o problema de se começar com uma obra prima. Deve ser por isso que a Harper Lee não escreveu mais nada depois do incontornável Não Matem a Cotovia!
Destes 4 que li, A Cidade dos Ladrões foi o que mais gostei. Recomendo.

Babette disse...

Um bom regresso, Guida!
Digo sempre que o que mais gosto de fazer nos tempos livres é ler e cozinhar. Ah, e viajar...
Por isso fiquei deliciada ao ver esta lista. E anotei a referência ao que mais gostou.
Quando destapa a panela?
Beijo
Babette

guida c disse...

olá Babette
Fui mesmo agora fazer a minha visita a sua festa.
nao me surpreende que também tenha as suas preferencias na culinária e na literatura. Há lá coisa melhor? :)
E claro as viagens. O deslumbramento de descobrir outras realidades e de nos encontrarmos noutros contextos. E ate a possibilidade de nos testarmos.
Quanto a panela, faço pressão para que apareca em outubro. Como quem começa um ciclo. A remeter para a minha infância, em que a escola tinha inicio nesse mês.
Falhas de pontuação E outros devido ao teclado do iPad que ainda nAo domino :(