Seguidores

quinta-feira, setembro 01, 2011

Jantar "A vida é bela" - II






















É agora tempo de descrever a ementa do "Jantar a vida é bela".
Não deixa de ser curioso que este jantar para uma amiga que a vida me trouxe com este blog, seja inspirado em outros blogs que fazem parte do meu quotidiano.
Já não imagino os meus dias sem estas visitas virtuais a cozinhas, mesas e vidas de pessoas que me inspiram. E não me inspiram só com a comida, já é mais do que isso. É encontrar coisas em comum. Um livro que se leu e que também gostamos, ou uma viagem que se fez e que é a nossa viagem, um pensamento que se cruzou, ou até as louças portuguesas que apreciamos!

Mas vamos ao jantar.

Inspiradíssima numa sugestão muito recente da Ilídia, decidi fazer os bombons de farinheira e requeijão. Usei farinheira de Quiaios, ou não estivéssemos nós na Figueira da Foz. Para cobertura usei sementes de sésamo, sementes de papoila e coco. Como não gosto de requeijão nem farinheira, fiz uma pasta de anchovas para fazer companhia aos convidados.

Preparei uma sopa fria, um pequeno shot de melancia e tomate, também ele inspirado na visita que faço à Laranjinha. Não usei pepino, e substitui o vinagre pelo de framboesa.

Seguiu-se uma salada de polvo, a que poderia chamar tropical, pois o seu sabor ficou um bocadinho diferente da típica salada de polvo. Depois de cozido e limpo de pele e tentáculos, cortei em pedaços muito pequenos, juntamente com todos os outros ingredientes: cebola, pickles de cenoura, couve flor e pepino e acrescentei pimento vermelho e abacaxi. Temperei com azeite, flor de sal, vinagre de framboesa e polvilhei com coentros.

Para prato principal, um magret de pato com redução de morangos.
Temperei os magrets com sal, pimenta e noz-moscada. Fiz golpes na pele e deixei em temperatura ambiente cerca de uma hora. Aqueci uma frigideira anti-aderente e comecei a selar a carne, primeiro do lado da pele, cerca de 7 minutos até ficar crocante, depois virei e deixei ficar cerca de 5 minutos. Conservei no forno aquecido no mínimo. Servi com uma redução de morangos com vinho do Porto e preparei puré de maçã.
Para este, nada mais que um pouco de manteiga e água.


Para sobremesa, uma panna cotta de chocolate que vi aqui. Pensei em usar avelãs e já tinha a ementa impressa quando dei conta que já não havia avelãs. Substitui por amêndoas que torrei.
Confesso que não me entusiasmou. E eu adoro chocolate. Prefiro a panna cotta simples, com um molho ou frutas.

Para acompanhar o café, um apontamento imprevisto: brigadeiros que a minha amiga A. me ofereceu durante a tarde. Então há que partilhar esta dádiva com quem também é amigo. E tudo parece fazer sentido e ter uma linha condutora.

Os convidados trouxeram o vinho daqui, e foi muito bem recomendado. A ligar perfeitamente com a ementa.
S. decoraste os nomes?

Foi um jantar agradável.
Foi uma noite bonita!

6 comentários:

Ilídia disse...

Olá, Guida. Gostei de ver os seus bombons. Bem bonitos. Quanto a este nosso mundo, é como disse. É muito mais do que irmos aos blogues umas das outras tirar receitas. Trata-se, acima de tudo, de encontrar pessoas com gostos comuns. Pessoas que, por visitarmos todos os dias, já fazem parte da nossa vida. E esta teia é fantástica. Através do seu blogue, já conheci a Sophy (que, por acaso esteve na minha terra este verão :) Beijos

Sophy disse...

:) É verdade... e adorei... Em Março vou estar aí novamente... quem sabe vou ter o prazer de a conhecer pessoalmente... se quiser alguma coisa da Figueira da Foz vá pensando nisso... eu levo :)

Gui os vinhos eram:
T-nac 2005 tinto do Dão... o mais forte e intenso...
e o VINHO VERTENTE do DOURO... aquele que gostaste mais...

Sophy disse...

Gui bom dia!!!! Esqueci-me de dizer que os brigadeiros da tua amiga A. estavam uma delícia...

Um beijinho para ela... que é minah colega de trabalho, mas que não tive o prazer de conhecer...

guida c disse...

Olá Ilídia
É bem verdade o que diz sobre a "teia".
Beijinho

Sophy
Vou ter que ficar estes vinhos. São fantásticos, como muitos dos nossos produtos.
Um dia vais conhecer a A.
Beijinho

Babette disse...

Reportagem à altura das iguarias servidas. Tudo muito apetitoso e com muito boa apresentação. Deve ter sido realmente um sucesso! A Vida é mesmo Bela... Haja saúde que o resto lá se faz...
Babette

Vera Ferraz disse...

Que linda mesa! E as sugestões sãos fantásticas! Adorei os bombons de farinheira e requeijão, acho que vou surpreender no Natal com esta receita!!
Parabéns pelo blog, não conhecia e vou voltar de certeza!

BJinhos