Seguidores

segunda-feira, novembro 17, 2008

Se Ronaldo for eleito o "melhor do mundo" (já de si um título duvidoso), será como premiar a presunção e a falta de humildade que, por norma, caracteriza os jogadores de categoria. Basta pensar em Figo (ou Zidane) para percebermos que o futebol tem que estar muito doente para Ronaldo ser considerado "o melhor". É que o indivíduo, mesmo o profissional, é um todo e assim deve ser encarado, sobretudo numa profissão que é modelar no comportamento. Sim, Maradona, Pelé ou Crujff não eram exemplos de modéstia. Mas também eram de outro patamar. Muito mais elevado.
E há a questão do trabalho realizado. Futebol não é circo nem malabarismo. E o "melhor" deve ser um elemento fundamental e influente, sobretudo nos momentos mais decisivos da época. Ronaldo não o foi, nem na champions (foi o melhor marcador, mas fez fracas exibições nos jogos mais complexos que o M. United disputou, culminando na mediana exibição da final frente ao Chelsea), nem no Europeu, onde esteve ao nível baixo dos restantes companheiros de equipa, Pepe (honra lhe seja louvada) e Deco à parte (curiosamente dois brasileiros). Eu sei que o Ronaldo é Português (embora muitos dos que o adoram defendam a "independência" da Madeira e de Jardim), mas o bom futebol (felizmente) não conhece fronteiras. E, se conhece a nossa, há muito que não a atravessa.

3 comentários:

João Remelgado disse...

O se nem se coloca. O Ronaldo vai ganhar de certeza e com todo o mérito. Nao teve nem um adversário à altura, o que convenhamos era impossível. Ganhou tudo o que tinha para ganhar com a excepção do Europeu. Messi tem tempo de ganhar. Quem sabe no próximo ano. A jogar assim e com uma super barça que metralha toda a gente, pode ser que consiga.

João Remelgado disse...

É verdade, até o brasileiro Pelé disse que ele era o melhor jogador do Mundo da actualidade....friso o BRASILEIRO PELE

Paulo Agostinho disse...

Nunca vi o Pelé jogar, mas já o ouvi falar. Por isso (e lembrando as formas como ele desvalorizou a qualidade de Maradona, incapaz de aceitar que o argentino fosse melhor do que ele), a opinião de Pelé vale o que vale.
Ah, Rooney também ganhou "tudo o que tinha para ganhar, menos o Europeu" e foi um jogador muito mais decisivo do que Ronaldo. Não é tão mediático? Pois...
Rooney, Torres, Xavi e Casillas foram, para mim, melhores do que Ronaldo. Em todos os aspectos. Menos no mediático, que parece ser o que mais conta.