Seguidores

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

A vantagem de ser PS

Cada vez melhor o ministério da educação. Decididamente, deveriam mudar o nome para ministério da ilusão estatística ou ministério da tolice (se bem que poderia causar confusão com grande parte dos restantes).
.
1. As provas de aferição que são feitas aos 4º e 6º anos em algumas escolas seleccionadas vão passar a ser universais. É o que se chama universalizar a asneira. Mais uma decisão de quem não percebe a realidade. E qual é a realidade Em geral, os alunos só trabalham quando sabem que a avaliação conta. Ora, as provas de aferição não contam para a passagem dos alunos. Naturalmente que, fora os que são muito aplicados, mesmo os alunos bons não se preocupam com testes inúteis. Podem dizer que as provas servem para avaliar a aprendizagem dos alunos, mas sinceramente, se os alunos não se preocupam em aplicar nessas provas tudo o que sabem, que realidade vai o ministério avaliar? É o mesmo que avaliar um atleta num dia de treino ou quando ele está a correr no parque da cidade. Ou um escritor quando está a elaborar a lista de compras.
.
No concurso para professores titulares, quem gozou de licença de maternidade vai ser penalizado. Estranha forma de incentivar a natalidade. Proposta a asneira, o ministério veio entretanto desmentir que será assim. Tanta trapalhada e nenhuma crítica da comunicação social à ministra ou ao governo.
.
Até há pouco tempo não havia concursos. Os do ano passado valiam por três anos. Afinal não, ou sim? Ou há concursos, mas não se sabe ainda para quem? Não há medida deste ministério que não seja revogada, repensada, alterada. Basta lembrar as TLEBS, ou as aulas de substituição, que eram serviço não lectivo, mas que afinal para a lei portuguesa afinal são, etc... etc...

Sem comentários: