Seguidores

terça-feira, julho 11, 2006

rescaldo do Mundial

.
Pois, o Zidane "passou-se". E se calhar poderia ter perdido o prémio de melhor jogador do Mundial (só não sei a quem o dariam... a Buffon? A Ricardo Carvalho? Mais ninguém o mereceu). Mas Materazzi, conhecido por ser um dos maiores caceteiros do futebol italiano (no último Inter Juventus lesionou dois avançados da Juventus com entradas que fariam o Paulinho Santos parecer um jogador correcto), mostrou bem a sua falta de classe. A atitude de Zidane, supostamente merecedora de insulto para o italiano, deveria ter recebido um aplauso. Valdano conta que, nos seus primeiros tempos em Espanha, dirigiu-se ao grande Crujff tratando-o por tu. Este olhou-o e perguntou-lhe a idade. O jovem Valdano respondeu (teria à volta de 20 anos). "Pois com essa idade, a Crujjf tens que o tratar por Senhor", terá dito o holandês. Valdano calou-se e registou o momento. Num dos seus livros de crónicas, relata-o com orgulho. Evidentemente, Materazzi não sabe escrever, e é incapaz de compreender que aquela resposta não é arrogância. É estilo e classe. E insultou. Qual o insulto? Só Zidane (em silêncio) e Materazzi o sabem. Os jornais especulam: "terrorista islâmico" e "a tua irmã é uma puta", segundo os jornais britânicos e franceses (conferir artigo do As citado em cima). Se foram estes, são graves, ainda que não mereçam uma cabeçada. Já a ignorância...
.
Posto isto, a Itália mereceu a vitória. Para calar os franceses. E porque era a melhor equipa do Mundial. E porque já tinha perdido nos penaltis em 94 com o Brasil (oh, Baggio...) e na morte súbida no europeu de 2000 com a França, golo do mesmo Trezeguet que agora "ofereceu" o título aos Italianos. De Vila Real à Madeira, os portugueses torceram pela Itália e festejaram como se tivessem ganho eles alguma coisa. Gostei de ver.
.
Pauleta abandona a selecção. Os nossos adversários choram de tristeza. Nós aplaudimos, mas não suspiramos de alívio, porque isso pode significar a titularidade do Postiga. Mas a capa da Bola do último domingo dizia tudo em relação à importância de Pauleta:
"Capitão [Figo], Pauleta e Kahn abandonam selecções. Já temos saudades de FIGO".
.
Vamos ter mesmo muitas saudades do Figo, ah pois vamos. Tal como temos do Eusébio.
.
Não tem nada a ver com o Mundial, mas Capello está de volta ao Real Madrid. De onde nunca deveria ter saído. É hora de reservar já a Cibelles.

Sem comentários: