Seguidores

segunda-feira, julho 17, 2006

A estabilidade do corpo docente segundo a comunicação social

De acordo com a nossa fantástica comunicação social (que repete o que o governo manda sem pensar um pouco no assunto), as colocações por três anos vão pôr fim às andanças constantes de profs de um lado para o outro e "garantir a estabilidade do corpo docente".
.
Antes era assim:
Quadros de escola: ficavam todos os anos na mesma escola, a não ser que pedissem destacamento;
Quadros de Zona: concorriam anualmente para escolas dentro da zona a que pertenciam, mudando de escola anualmente;
Contratados: mudavam de escola anualmente (no melhor dos casos);
.
Com as alterações passa a ser assim:
Quadros de escola: ficam sempre na mesma escola, a não ser que tenham horário zero (uma coisa fantástica) sendo, nesse caso obrigados a mudar de escola (justamente);
Quadros de zona: são colocados por três anos na mesma escola, a não ser que a escola não mantenha esse horário no ano seguinte, o que será muito provável, dada a redução anual do número de alunos na grande maioria das escolas do país, excepção feita às grandes cidades; nesse caso concorrem no ano seguinte para nova escola, tal como antes;
Contratados: podem ser recontratados no final do ano lectivo até três anos desde que tenham horário completo na escola onde trabalharam e desde que a escola deseje a sua continuação; ora como a maioria dos horários para contrato são incompletos e as directivas do ministério dizem que não devem ser completados, mesmo que surjam horas novas (estas devem ser dadas a outros profs que estejam na lista dos não colocados, para se reduzir o número de "desempregados" e ficar bem na estatística), serão raríssimos os casos em que a recontratação poderá ser efectuada. E mesmo que o horário, por alguma razão, seja completo desde início, tal acontece por ausência do quadro de escola, pelo que este poderá regressar no ano seguinte, "eliminando" o horário do concurso externo . Ou seja, tal como antes, os tipos que andam por aí a contrato terão também de concorrer para outra escola no ano seguinte.
.
Conclusão, tirando os quadros de escola, fixos como antes, o resto mantém-se como estava. Mas de acordo com os nossos jornalistas e comentadores há grandes mudanças no horizonte. Eu cá estou abismado com o amanhecer dourado que é apresentado.

2 comentários:

Anónimo disse...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»

Anónimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»