Seguidores

quinta-feira, agosto 19, 2010

COMIDA DE PIC-NIC

Fiz esta espécie de bolo salgado inspirado numa receita da Mafalda Pinto Leite, para um pic-nic com as amigas. Gosto muito dos livros e do programa dela. As sugestões são sempre muito apetecíveis, de fácil execução e despretenciosas.

Num deste últimos domingos fizemos um pic-nic debaixo de telha, em casa da M. Além deste bolo, levei uma água de melancia. Numa próxima oportunidade deixo as sugestões das variadas águas de fruta que tenho feito.

O QUE USEI:

-1 chávena de farinha de milho

-5 ovos biológicos

-1 courgette média ralada

-2 cenouras pequenas raladas

-7 tiras de bacon partido em pedaços

COMO PROCEDI:

Parti os ovos. Mexi. Juntei a farinha e os restantes ingredientes. Temperei com um pouco de sal, uma pitada de pimenta e folhinhas de tomilho fresco. Envolvi tudo e coloquei num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal. Cozeu em cerca de 20 minutos em forno bem quente. Depois de ligeiramente arrefecido, desenformei e cortei em quadrados. É óptimo para transportar em caixas de plástico. Segundo a chef, também resulta bem para congelar e usar posteriormente. Em relação aos ingredientes, parece-me que dá para variar bastante, usando sempre como base a farinha e os ovos. A Mafalada usa farinha de trigo, eu tenho tendência para a farinha de milho. Acho que fica mais saboroso e tem sempre uma cor mais interessante. Bom apetite!

1 comentário:

Cris disse...

Esta vou tentar fazer.... ; )) Beijo