Seguidores

sábado, janeiro 07, 2006

Melhor e o pior do ano I

Passado 2005, ano que - confesso - não deixa grandes saudades, que tal um balanço do melhor e do pior? Em todos os aspectos. Em relação a livros, filmes e afins, não importa que tenham outra data, acho eu. O importante é que chegaram à nossa vida, por um motivo ou por outro, em 2005.

O melhor e o pior...

Filme do ano e correspondente melhor actriz do ano de 2005: Closer e Natalie Portman.

(Eu sei que o filme é de 2004, mas como o vi em 2005, fica na gaveta da memória desse ano).
Pior filme? As Horas (já estou a ouvir as reclamações).

Melhor livro: Evelyn Waugh, Decline and Fall.
Pior livro: geralmente evito-os. Mas a nomear um, que seja a biografia de D. Pedro, por Cristina Pimenta. Quem faz uma biografia assim nunca leu Peter Acroyd.

Melhor CD: escolha difícil, mas provavelmente o que mais ouvi ao longo do ano foi The Beekeeper, da Tori Amos.

Melhor momento desportivo: vários. Para além da vitória do Benfica (merecida, bravo Trappatoni) e do despedimento do Peseiro, a vitória em Itália da Juve do grande Fabio Capello e a derrota do Chelsea com o Liverpool nas meias finais da Champions (o feitiço contra o feiticeiro).
Pior momento desportivo do ano: vários também. A crise no Real Madrid (obra de um tal Queirós e do seu escudeiro Peseiro) e a lesão do Raúl. O apuramento de Angola para o Mundial. A vitória do barcelona (a justificar uma operação apito blaugrana aqui ao lado) e do chelsea nos respectivos campeonatos.

Melhor momento político mundial: reeleição de Bush.
Pior momento político mundial: eleição de mais um demente para o governo iraniano.

Melhor momento político nacional: reeleição de Rui Rio e de Carlos Encarnação.
Pior momento político do ano: eleição de Sócrates para primeiro-ministro de Portugal.

Melhor político mundial: Ariel Sharon.
Pior político mundial: Secretário-Geral das Nações Unidas.

Melhor político nacional: Nuno Melo (não sei se é este o nome), lider da bancada parlamentar do CDS.
Pior político do ano: Jorge Sampaio, um servente do PS alçado a Presidente mas que nunca esqueceu a sua verdadeira função.

Melhor acontecimento público:
Pior acontecimento: Tsunami e as inundações em New Orleans, entre outros acidentes naturais.

Melhor acontecimento pessoal: vários. O casamento da Cris (apesar da minha ausência). A notícia dos futuros bebés da Cris, da Guida e da Sónia (não conhecem) A minha ida para a Irlanda.
Pior acontecimento pessoal: alguns problemas de saúde passados cá em casa. A ida para a Ponte, onde tenho de "conviver" com o pior executivo que alguma vez encontrei numa escola.

Momento ridículo: regresso apoteótico de Fátima Felgueiras.

Acontecimentos realmente desnecessários: a publicação do último (esperamos) livro de Saramago. Publicação diária do Público e semanal do expresso. Edições em dvd de programas do gato fedorento. Regresso apoteótico de Fátima Felgueiras. Candidatura de Mário Soares. O meu regresso da Irlanda.

1 comentário:

Anónimo disse...

Reeleição do Bush o MELHOR momento político internacional?! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!