Seguidores

quarta-feira, outubro 12, 2011

A ementa







O almoço começou com uma tarte de ervilhas e queijo, baseada numa receita da Mafalda Pinto Leite apresentada no seu último livro.
A fotografia está péssima e não faz justiça à delícia que são aquelas tarteletes.

O que usei:
1 ovo
1 colher de sopa de hortelã picada
100 ml de leite
60 gr de queijo chèvre esfarelado
sal e pimenta

Como preparei:
Untei 6 formas pequenas de tarte. Cortei a massa quebrada em 6 rodelas e forrei com elas as forminhas de tarte. Piqueio fundo com um garfo e levei ao frigorífico por 10 minutos. Entretanto, liguei o forno a 180ºC. Triturei metade das ervilhas. Numa tigela coloquei as ervilhas inteiras, o puré de ervilhas, o ovo, a hortelã e o leite. Misturei bem. Juntei 2/3 do queijo de cabra e temperei a gosto com sal e pimenta. Coloquei as tartes no forno e levei a cozer por 10 minutos. Retirei do forno e dividi a mistura pelas 6 formas. Polvilhei com o restante queijo de cabra e levei ao forno por 20 minutos. Servi mornas.

Depois polvo à lagareiro com migas de broa e espinafres. As migas com este vegetal não são muito usuais mas são uma óptima opção.

Finalmente a sobremesa. Pai e filha imploraram por uma mousse de chocolate. Não havia muito tempo, por isso, a mousse da Nigella que é uma feliz "imitação".

A família estava feliz e eu também.

4 comentários:

Ilídia disse...

Mesa linda, como sempre. Ementa perfeita. Conheço estas tartelettes. São, realmente, uma delícia. Polvo à Lagareiro é dos meus pratos preferidos. Comi este fim de semana em casa de amigos. Um beijo

guida c disse...

Olá Ilídia
Tenho tanto prazer em cozinhar uma refeição como em preparar uma mesa. Complementam-se.
O polvo à lagareiro está no top10 de todos lá em casa. Por isso é sempre um prato vencedor ;)
Abraço

Babette disse...

Mais uma ementa fantástica para momentos especiais à mesa! Fiz exactamente esta versão adaptada das tartelettes da Mafalda para receber a Mar. São uma delícia!!!
Babette

guida c disse...

As ervilhas para mim têm qualquer coisa de rústico que me agrada. Contudo, nesta receita ganham uma aura sofisticada.
Estou certa que a sua amiga adorou, tal como a minha família.
Abraço