este blog é como um interruptor de egos: quando estás em baixo, anima-te; quando estás demasiado fortalecido, nivela-te
sexta-feira, dezembro 31, 2010
Kseniya Simonova
Na final, ao vivo, fez uma animação da invasão da Alemanha na Ucrânia durante a Segunda Guerra Mundial, tendo usado os dedos e uma superfície com areia.
Trouxe lágrimas aos olhos de juízes e do público. Foram 8 minutos maravilhosos que demonstraram um talento especial e trouxeram, através da arte, a memória viva de uma guerra que marcou várias gerações.
É de arrepiar mesmo.
quinta-feira, dezembro 30, 2010
Esparguete Carbonara
Doçaria de Natal
terça-feira, dezembro 28, 2010
Maçã recheada
Depois do bacalhau com batatas e couves típico da consoada, seguiu-se o perú recheado, também ele próprio da época. Apesar da culinária nestes dias ficar a cargo da mãe, não pude deixar de colaborar e resolvi fazer um acompanhamento para o perú. Socorri-me do que havia no frigorífico porque não foi de facto planeado. Surgiram estas maças assadas com recheio que ligaram bem com a carne.
O QUE USEI:
maçãs
linguíça
passas de morango
queijo fresco de cabra
avelãs
cogumelos
sal
azeite
COMO PREPAREI:
Lavei bem as maçãs e com instrumento próprio descarocei. Depois parti ao meio e aproveitei o veio para dispôr o recheio. Na picadora, piquei cogumelos fresco e uma linguíça. Envolvi com um pouco de sal e azeite. Recheei as maçãs com esta pasta. Cortei fatias de queijo fresco de cabra e coloquei por cima. Depois piquei as passas de morango (uma delícia que desconhecia) com as avelãs e cobri o queijo. Levei ao forno a assar em prato forrado com papel vegetal e regado com fio de azeite.
Na foto, é uma das versões que fiz sem queijo, para mim e para a S. que não gostamos desse alimento.
segunda-feira, dezembro 27, 2010
Outro jantar de Natal antecipado
sábado, dezembro 25, 2010
quinta-feira, dezembro 23, 2010
segunda-feira, dezembro 20, 2010
Coulant de chocolate negro
Adoro este coulant, até porque o chocolate é na verdade o único doce que me deixa incapaz de discernir com clareza ;)
O QUE USEI:
6 ovos
160 g açúcar em pó
225 g manteiga amolecida
40 g maizena
60 g farinha de trigo
225 g chocolate negro com 70% de cacau
COMO FIZ:
Untei com manteiga e polvilhei com farinha 10 taças de ramekins. Cortei o chocolate e coloquei a derreter em banho-maria. Bati a manteiga até ficar cremosa. Juntei o açúcar e bati até estar incorporado. Adicionei os ovos e envolvi bem. Misturei a farinha e a maizena e continuei a bater, juntei o chocolate batendo até obter uma massa perfeitamente homgénea. Coloquei nas taças e levei a congelar coberto com película aderente.
No sábado pré-aqueci o forno a 200º. Cozi os bolos directamente do congelador cerca de 20 minutos, até formar uma pequena crosta na cobertura.
Retirei do forno e desenformei imediatemente. Servi apenas com uma folha de hortelã, porque o pecado da gula não permite mais excessos...
domingo, dezembro 19, 2010
Duo doce e salgado
A ementa deste dia contemplou para a entrada um duo doce/salgado. Optei pelos já tradicionais tomates recheados e umas pêras com bacon.
Agradou aos convivas.
O QUE USEI para os tomates:
tomates
atum
sultanas douradas
coentros
hortelã
azeite
queijo mozarella de búfala
flor de sal
COMO FIZ:
Cortei os tomates no topo e retirei toda a polpa. Lavei e reservei. Numa taça misturei o atum com as sultanas e as ervas picadas. Temperei com a flor de sal e azeite. Recheei os tomates e tapei com um pedaço de queijo e reguei com azeite. Levei ao forno forte em assadeira forrada com papel vegetal.
O QUE USEI para as pêras:
pêras
avelãs picadas
queijo mozarella de búfala
bacon
COMO FIZ:
Parti as pêras em metades. Retirei o caroço e o veio do meio. Coloquei um pedaço de queijo, as avelãs. Envolvi com uma fatia de bacon e prendi com palitos. Assei nas mesmas condições e em simultâneo com os tomates.
Da próxima vez faço uma calda com o vinho do porto para regar, e dou-lhe o nome pomposo de redução de porto ;)
terça-feira, dezembro 14, 2010
Tomai, Senhor, e recebei
Desejo, desde já, um feliz Natal para todos os niveladores. Que a vossa entrega ao próximo e acções manifestadas dêem muitos frutos. A recompensa será naturalmente recebida e tudo aquilo que desejam será alcançado.
Autor: Joaquim dos Santos
segunda-feira, dezembro 13, 2010
O idiota do mês
quinta-feira, dezembro 09, 2010
Frango assado com batatas gratinadas
Depois de um dia complicado, ouvi alguém dizer que o jantar tinha sido a única coisa boa desse mesmo dia. Valeu a pena, ainda por cima com pouco trabalho!
O QUE USEI para o frango:
frango caseiro cozido em água com folhas de limão e alecrim
salsinhas frescas de perú
pimentos vermelhos
cenouras semi-cozidas no caldo do frango
azeite de dendém
flor de sal
COMO FIZ:
Cozi previamente o frango (por ser caseiro) e coloquei numa assadeira com o azeite, as salsichas, as cenouras e o pimento. Levei ao forno forte e fui regando com o caldo da cozedura.
O QUE USEI para as batatas:
batatas cortadas em rodelas finas
natas frescas
queijo mozarella ralado
salva fresca picada
pimenta
flor de sal
COMO FIZ:
Envolvi todos os ingredientes e levei a assar numa assadeira em simultâneo com o frango, até ficar dourado.
Esperar sentado
terça-feira, dezembro 07, 2010
Capelos
Obrigada aos niveladores e a todos os outros que fazem parte do processo.
sábado, dezembro 04, 2010
Todos são iguais, uns julgam-se "mais iguais do que outros"
Por fim, por pressão dos dirigentes do Osasuna e dos meios de comunicação, a federação deu um passo atrás e manteve a hora do partido. E lá tiveram que seguir as vedetas de comboio e autocarro, como os restantes colegas de profissão que não têm "sangue" azul e vermelho:
"Pero el Barça es especial, ya se sabe. Sólo él se retiró de la Copa (¿recuerdan? contra el Atlético) sin sanción. Sólo él jugó una vez a las doce de la noche (¿recuerdan? contra el Sevilla). Sólo él retiró a dos jugadores de la Selección para jugar la Supercopa (¿recuerdan? Xavi y Puyol, contra Islandia). Sólo él pudo acudir a la justicia ordinaria sin reproche, tras lo del cochinillo. (La Federación cambió la norma, luego el Barça se retiró de esa vía y la Federación le aplicó el beneficio de retroactividad administrativa y no cumplió el cierre). Todo eso es villarato, no sólo (que también) lo de Iturralde y demás." (As)
Claro, e a partir de janeiro vais passar a andar de autocarro
Nunca mais é dia de reis (ou S. João)
Tudo isto a propósito de músicas de natal. Porque não percebo como é possível passar tanta música ridícula, quando há tanta música boa de natal. Assim momentos como este, que valeram a pena:
sexta-feira, dezembro 03, 2010
Mais uma noite mágica no regresso a Viena
O F.C. Porto entrava em campo com o apuramento garantido. Pela primeira vez, apresentava-se como única equipa europeia sem derrotas. Um registo a manter enquanto possível.
De relembrar no dia anterior as palavras de um dos treinadores adversários: "«O F.C. Porto é a equipa mais técnica da Europa, a seguir ao Barcelona», disse o búlgaro. Seguiu-se Bernd Schuster, consagrado técnico do Besiktas: «O F.C. Porto é uma fábrica de futebol».