Seguidores

sexta-feira, junho 30, 2006

Oitavos de final

Chegando aos oitavos de final, a selecção portuguesa atinge o objectivo declarado de Scolari. E afinal o homem tinha razão. As opções mais criticadas, Maniche, Costinha e Ricardo têm demonstrado merecer a confiança. Maniche marcou à Holanda, Costinha jogou bem até à paragem cerebral do último jogo e Ricardo tem apenas um golo sofrido (por erro da defesa, não dele) e algumas boas defesas. Figo está impecável. A única nódoa continua a ser o inútil do Pauleta, o nosso melhor marcador quando jogamos com Angola, Azerbeijão, Turquemenistão, Luxemburgo, Chipre, Malta e outras potências. Nunca marcou à Itália, ou à França, ou à Espanha, ou à Alemanha, ou à Inglaterra. Marcou ao Brasil, num jogo de treino. Mas já passou Eusébio, dizem os jornais.
.
Nas oito melhores equipas, tirando Argentina e Brasil, só há equipas europeias. Ou seja, só se prova que futebol é só aqui e que asiáticos e africanos deviam mesmo fazer um playoff com os 3ºs europeus. Não teríamos de aturar a Arábia ou o Irão e o Togo, para não falar dos ridículos angolanos.
.
Pena a eliminação da Espanha, mas quando o seleccionador tirou o Raúl ao minuto 51, com o jogo empatado, mereceu a derrota. Quem não quer ganhar...
.
Não arrisco muitos prognósticos nem favoritos, mas avanço preferências: Portugal, Itália, Inglaterra, Argentina, Ucrânia, França, Alemanha, Brasil. Por esta ordem.
.
Mas acredito que o Brasil vai à final, de preferência contra a Alemanha, ou a Fifa já não é a Fifa. Tantos amarelos a Portugal podem ser úteis para colocar de castigo meia equipa, com mais uma dose de cartões no jogo de sábado com os ingleses. Não vá Portugal passar e pensar em eliminar o Brasil.
.
A Bola tem, na última página, um "postal" de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o mundial. Aparentemente dirigido à selecção, é assinado "O Professor". Sem comentários. Afinal é nome próprio, não é título académico.

Sem comentários: