este blog é como um interruptor de egos: quando estás em baixo, anima-te; quando estás demasiado fortalecido, nivela-te
quarta-feira, junho 30, 2010
A fraude
terça-feira, junho 29, 2010
Olé
Waka Waka
pauta nadante
sexta-feira, junho 25, 2010
PANQUECAS DA NIGELLA
A Nigella tem uma sugestão muito prática (como de costume) para a preparação das panquecas. Eu sou fanática por panquecas, mas por vezes a preguiça impede-me de fazê-las. Desde que conheci a receita dela, esse problema deixou de existir. O que permite que isto se torne uma tarefa super, hiper, mega rápida é ter um preparado prévio das farinhas e na altura de cozinhar juntar apenas os elementos líquidos.
O PREPARADO (NUM FRASCO DE VIDRO BEM FECHADO):
- 600 gr de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de fermento em pó
- 2 colheres de sopa de bicabornato de sódio
- 1 colher de chá de sal
- 40gr de açúcar baunilhado
Misturei todos os ingredientes e guardei num frasco bem fechado.
NA HORA DE PREPARAR:
- 150 gr da mistura de panquecas
- 1 ovo (caseirinho da vizinha)
- 250ml de leite
- 1 colher de sopa de manteiga derretida
Misturo bem todos os ingredientes até obter uma massa lisa. Aqueço uma pequena frigideira anti-aderente (sem óleo) e deito 2 colheres de sopa de massa para formar cada panqueca. Quando começam a aparecer bolhas à superfície das panquecas, viro-as e deixo cozinhar cerca de 30 segundos. Sirvo ainda quentes com compotas, mel, e/ou manteiga. O G. gosta com queijo e compota de frutos silvestres. Eu sou muito fiel à compota de ananás com manga. Com um bom capuccino é a melhor forma de começar o dia.
quarta-feira, junho 23, 2010
Não vale a pena
segunda-feira, junho 21, 2010
DOCE ARROZ
Os doces não são a minha perdição. Muito menos o arroz doce, a não ser que seja feito por mim ou pela minha mãe. É um capricho, como outro qualquer, mas não o consigo comer fora de casa. Prefiro-o quente, ou morno, a frio. Não muito doce e com bastante limão e canela. Esta é a minha versão.
O QUE USEI (para quatro taças):
- 1 chávena de arroz carolino (dos campos do Mondego)
- 1 chávena de açúcar mal cheia
- 1 chávena de água
- 3 chávenas de leite gordo
- casca de 1 limão
- pitada de sal
- 1 pau de canela
- canela em pó
COMO PROCEDI:
Segundo os conselhos da mãe, pré-aquecer o leite. Num tacho colocar a água, o açúcar e o sal até começar a fazer bolhinhas. Juntar o arroz e mexer. Quando a água tiver quase desaparecido, acrescentar o leite, o pau de canela e o limão. Ir mexendo até o grão absorver a maior parte do leite e perceber que está cozido. Colocar em taças e decorar com canela. E depois comer (uma taça de cada vez ;)
domingo, junho 20, 2010
CAMARÃO
sexta-feira, junho 18, 2010
RUIVO AGRIDOCE
O ruivo é um peixe que uso essencialmente para fazer sopa do mar. Mas por vezes também o faço em filetes grelhados na chapa. Foi o que aconteceu com este. Com apenas umas pitadas de sal, acompanhei-o com um salteado de legumes e fruta agridoce.
O QUE USEI (para o acompanhamento):
- 3 tâmaras secas
- 3 pepinos pequenos de conserva
- meio pimento amarelo
- azeite
- sal
- 1 gota de molho de soja
COMO PROCEDI:
Numa frigideira coloquei o azeite, deixei aquecer ligeiramente e coloquei todos os ingredientes miudamente cortados. Adicionei os temperos e deixei apurar. Servi como acompanhamento do filete de ruivo grelhado. Resulta muito bem a mistura do pegajoso doce da tâmara com o acre e ácido dos restantes ingredientes.
quarta-feira, junho 16, 2010
terça-feira, junho 15, 2010
segunda-feira, junho 14, 2010
BIKINI
PRIORIDADES
sábado, junho 12, 2010
Ûh creeepy
Snobismo puro
quarta-feira, junho 09, 2010
The Goddess is in the House
Amazing Grace
terça-feira, junho 08, 2010
AS APARÊNCIAS ENGANAM
O QUE USEI:
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- azeite
- 3 batatas médias
- cerca de 300 gr de cogumelos
- metade de uma embalagem de creme de soja (em vez de natas)
- 1 ramo de tomilho seco
- sal
segunda-feira, junho 07, 2010
maratona 2010
domingo, junho 06, 2010
Será que
O "Messias" começa a descer à Terra
It is an irony of Obama's presidency - which came into being because he was the unBush - that it shares some of the worst traits of his predecessor's administration. Among these are insularity and a blinkered arrogance. (...)
The Obamatrons who now populate Washington have iPads under their arms and greet each other with fist bumps. Earnest, geeky types, they look upon anyone who does not worship Obama with pity – such a being must be too stupid or bigoted to know better.
Obama has never been wracked by self-doubt (...). He seems not to need people or reassurance. In office, this is dangerous – he sometimes seems to be living in a cocoon."
sábado, junho 05, 2010
sexta-feira, junho 04, 2010
Um comprimido contra as más memórias
quinta-feira, junho 03, 2010
Romani ite domum
Do Euro ao Neuro?
quarta-feira, junho 02, 2010
Mais uma vez a seguir ideias da cozinheira inglesa mais famosa da actualidade.
Desta vez os ovos no forno. Na infância, a Nigella comia-os simples. Agora acrescenta o que a imaginação lhe ditar.
Comigo foi mais o que havia no frigorífico e na despensa. (Aliás, acho que ela jamais substituiria as natas como eu fiz). Gostei muito do resultado, sobretudo do doce da tâmara a contrabalançar com o salgado dos outros ingredientes. Só lamento não ter respeitado o tempo que ela indica. Passou um pouco e a consistência não foi a mesma. Para a próxima já sei: 15 minutos, nem um a mais...
O QUE USEI (para cada taça):
- 1 ovo
- cogumelos salteados em azeite
- tâmaras salteadas em azeite
- flor de sal
- tomilho fresco
- 1 colher de sopa de preparado de soja, substituto de natas
- 1 gota de azeite
COMO PREPAREI:
Coloquei água a ferver numa chaleira. Pré-aqueci o forno a cerca de 200º. Em cada taça, previamente pincelada com manteiga amolecida, coloquei o preparado de cogumelos e tâmaras cortadas aos pedacinhos, salteados em azeite. Salpiquei com bastante tomilho fresco. Coloquei um ovo, depois uma colher de sopa bem cheia do substituto de soja. Finalizei com uns salpicos de flor de sal e uma gota de azeite.
Coloquei as tacinhas num tabuleiro de ir ao forno, com as taças cobertas até metade com a água a ferver. Depois é só ser rigoroso com o tempo.
Comer à colher, mas não dispensar uns bocadinhos de pão torrado para mergulhar nos ovos. Os pedidos para repetir este prato fazem-se ouvir.
terça-feira, junho 01, 2010
NA GRELHA
Gosto de todos os pratos de forno, porque me parece sempre pouco trabalhoso. Aquela caixa é que faz o trabalho todo. Neste caso, foi apenas moer no almofariz uma série de ervas e especiarias. Deixar por cima da carne durante meia hora e depois colocar na grelha e ir pincelando pontualmente.
Acompanhei com arroz basmati cozido num caldo de legumes e uma salada pouco original, mas maravilhosa, de alface, tomate, pepino e beterraba cozida.
O QUE USEI (para o frango):
- sal
- gengibre fresco ralado
- tomilho seco
- pimentão vermelho em pó
- açafrão
- raspa de laranja
- azeite
- vinho branco