Seguidores

quarta-feira, junho 02, 2010



Mais uma vez a seguir ideias da cozinheira inglesa mais famosa da actualidade.
Desta vez os ovos no forno. Na infância, a Nigella comia-os simples. Agora acrescenta o que a imaginação lhe ditar.
Comigo foi mais o que havia no frigorífico e na despensa. (Aliás, acho que ela jamais substituiria as natas como eu fiz). Gostei muito do resultado, sobretudo do doce da tâmara a contrabalançar com o salgado dos outros ingredientes. Só lamento não ter respeitado o tempo que ela indica. Passou um pouco e a consistência não foi a mesma. Para a próxima já sei: 15 minutos, nem um a mais...


O QUE USEI (para cada taça):
- 1 ovo
- cogumelos salteados em azeite
- tâmaras salteadas em azeite
- flor de sal
- tomilho fresco
- 1 colher de sopa de preparado de soja, substituto de natas
- 1 gota de azeite

COMO PREPAREI:
Coloquei água a ferver numa chaleira. Pré-aqueci o forno a cerca de 200º. Em cada taça, previamente pincelada com manteiga amolecida, coloquei o preparado de cogumelos e tâmaras cortadas aos pedacinhos, salteados em azeite. Salpiquei com bastante tomilho fresco. Coloquei um ovo, depois uma colher de sopa bem cheia do substituto de soja. Finalizei com uns salpicos de flor de sal e uma gota de azeite.
Coloquei as tacinhas num tabuleiro de ir ao forno, com as taças cobertas até metade com a água a ferver. Depois é só ser rigoroso com o tempo.
Comer à colher, mas não dispensar uns bocadinhos de pão torrado para mergulhar nos ovos. Os pedidos para repetir este prato fazem-se ouvir.

Sem comentários: