Seguidores

quarta-feira, abril 16, 2008

os trinta dinheiros?

Diz Mário Nogueira: "Professores aprovam por "esmagadora maioria" acordo com Ministério da Educação ", de acordo com o Público.
*
Há momentos na vida que recordam o episódio bíblico dos trinta dinheiros. Há quem ache estar perante mais um (veja-se o comentário do leitor anónimo na notícia do público). O tempo o dirá (ou, estando nós em Portugal, onde só João Jardim é ridiculamente criticado, provavelmente nem com o tempo se saberá a verdade.)
*
A verdade é que não houve qualquer "vitória", tal como não há qualquer "esmagadora maioria". Os sindicatos não representam maiorias, representam-se a si mesmos, como é sabido. E negoceiam em interesse próprio. Aproveitaram-se das manifestações nascidas fora dos sindicatos, colocaram-se à cabeça e agora tiram dividendos. Quanto ao acordo, pelo que se sabe mantém tudo como estava, apenas adiando para o próximo ano o processo de avaliação tanto criticado pelos dirigentes sindicais. Quanto a este ano, o "acordo" limitou-se a assinar o que inevitavelmente iria acontecer. Haverá avaliação simplificada? Como lembra Ana Benavente, isso aconteceria com acordo ou sem ele, porque as escolas não estavam em condições de fazer a avaliação de outra forma neste preciso momento. Enfim, nada de novo neste reino da Dinamarca...

Sem comentários: