Seguidores

sexta-feira, abril 04, 2008

O mágico pedido por e-mail e o central do futuro

Quaresma e Bruno Alves foram ontem as estrelas do "training ground" - ou campo de treino, em português - da UEFA, um espaço daquele organismo que se destina aos melhores jogadores e às melhores especialidades, seja um remate, uma finta ou um corte. Mas o que terá levado a UEFA a deslocar-se ao Porto para falar com Quaresma e Bruno Alves, desafiando-os a mostrar como se faz uma trivela ou um corte defensivo? Peter Sanderson, responsável pelo "training ground", e elemento que trabalha directamente com Andy Roxburgh, o director-técnico da UEFA, falou com O JOGO e deixou algumas pistas. "O Quaresma tem muitos truques e tem também uma figura simpática, que agrada. Depois há a parte do entretenimento e Quaresma é, juntamente com Cristiano Ronaldo, o melhor exemplo disso", esclareceu Peter Sanderson.
O número sete do FC Porto tem uma grande legião de fãs e, após cada jogo na Liga dos Campeões, os escritórios da UEFA costumavam receber centenas, por vezes milhares, de e-mails (correio electrónico) a elogiarem as suas diabruras, pedindo também fotografias, textos ou reportagens especiais. Vendo o grau de popularidade de Quaresma, a UEFA decidiu colocá-lo num tubo de ensaio e ver o que ele consegue fazer e como consegue fazer. Quanto a Bruno Alves, Peter Sanderson foi ainda mais longe ao explicar as razões do convite. "Para nós, trata-se de um defesa-central de futuro. Está a crescer muito e, sem dúvida, terá grande sucesso. Não tínhamos ninguém para exemplificar a técnica de corte, especialmente os "tackles" efectuados no último segundo, quando a falta é iminente. O Bruno Alves faz muito bem isso e decidimos convidá-lo", contou Sanderson.
O trabalho recolhido ontem, no Estádio do Dragão, será mostrado a adeptos de futebol em todo o Mundo, através do site da UEFA. Durante cerca de uma hora, os dois jogadores do FC Porto mostraram as suas habilidades à UEFA e o resultado das filmagens poderá ser visto apenas por alturas do início da próxima edição da Liga dos Campeões. O guarda-redes Maia e o central Dias, ambos da equipa de juvenis do FC Porto, foram requisitados para trabalharem com Quaresma e Bruno Alves. Ou seja, quinze minutos de fama para também para principiantes.

Desafios aos craques

8/10
Deco
Já se sabe que Deco é um especialista em marcar cantos directos. Desafiado pela UEFA, o médio do Barcelona teve uma actuação fantástica no "training ground". Em dez cantos directos, marcou oito.


6/10
Pirlo
De fora da área, com a bola parada, foi pedido a Pirlo que acertasse na barra. O médio do Milan tem uma técnica apurada e conseguiu acertar seis vezes. Melhor do que Quaresma.


8/10
Cafu
Posicionado na área, entre o penálti e a meia lua, depois de receber a bola e dominá-la no peito sem a deixar cair, tinha de rematar de primeira e marcar. Obteve oito golos em dez tentativas.


5/5
Robinho
Ao brasileiro foi pedido que, de costas para a baliza, dominasse a bola sem a deixar cair e rematasse de bicicleta. Actuação soberba do avançado: em cinco tentativas, cinco golos. E sem lesões.


74
Hyypia
Descobriu-se que Hyypia, defesa do Liverpool, tem uma excelente técnica. A UEFA pediu-lhe para dar toques de cabeça sem deixar cair a bola, ao estilo de uma foca, e o finlandês deu 74.


Sem comentários: