Seguidores

domingo, julho 11, 2010

Linha do Douro

Portugal tem destas coisas. Três pontes ligam Régua a Lamego. A segunda, de alvenaria, não funcionou para o fim que inicialmente lhe estaria destinado - fazer a ligação ferroviária entre Régua e Lamego. O projecto foi elaborado nos Anos 20 e o traçado chegou a ser rasgado no terreno. Faltaram os carris, que nunca chegaram a ser colocados. No final dos Anos 30, o projecto foi abandonado. Em Espanha viveu-se uma Guerra Civil, com implicações no lado de cá, e para lá dos Pirinéus uma segunda Grande Guerra começara em 1939. No entanto, para alguns habitantes de Lamego, o grande culpado não foi o impacto da situação política internacional, mas a vontade (ou falta dela) de habitantes da margem norte. Verdade ou não, parece que a rivalidade entre vizinhos ainda se alimenta desta questão, quase 100 anos depois.

*

*

Tormes (c. de Baião), estação que nunca o foi, a não ser na imaginação de Eça de Queirós. Mas é de lá, desta Tormes que é afinal Caldas de Aregos, que se podem seguir as pisadas de Jacinto (com direito a mapa).






3 comentários:

guida c disse...

E que tal fazermos este percurso num fim-de-semana?

Paulo Agostinho disse...

Pelo clima e pela paisagem, sugiro o Outono para este percurso. Evita-se o calor e o Douro está deslumbrante.

Kris disse...

P., não esqueças de lhes sugerir fugir literalmente da Régua em qualquer dia de sol!!! Bem te lembras o que todos sofremos nesse dia...