Seguidores

terça-feira, outubro 13, 2009

É o futebol que temos....

"O presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), o suíço Joseph Blatter, anunciou hoje que o sorteio dos "play-off" da zona europeia de qualificação para o Mundial de 2010 terá cabeças-de-série".

Pois, é a realidade do futebol mundial. A FIFA, como uma multinacional que é, tinha que inventar "no fim do jogo" a regra que permitirá, por exemplo, evitar que a França, imeditamente após se saber que não chegava ao 1º lugar, jogue com selecções como a de Portugal. Se para nós, aparentemente (pelo menos na teoria) até pode ser favorável, os factos demonstram, mais uma vez, que o poder económico associado ao futebol está acima de qualquer justiça desportiva. O que seria do Mundial se deixasse de contar com as principais figuras do futebol? Ronaldo, Benzema, Messi, etc ....

Ainda estou para ver a palhaçada que será o Uruguai-Argentina. Todos sabem o mau momento da selecção argentina e o inferno que é o estádio de Montivideo, associado a uma boa equipa uruguaia. Mas se for preciso inventar um penalti em cima da hora para a Argentina vencer, não tenho dúvidas que será marcado!!!! Aposto que, mais uma vez , esta regra inventada a 30 de Setembro teve o dedinho daquele senhor que todos conhecemos...Mr. Platini!

1 comentário:

Paulo Agostinho disse...

Concordo plenamente com o que dizes sobre o Platini e sobre as negociatas da uefa e da fifa para agradarem aos patrocinadores. Mas lembro-te que há não muito tempo "beneficiaste" deste mundo maravilhoso, pois foi um árbitro "platini" o que impediu o Chelsea de chegar à final da Liga dos Campeões do ano passado, não "vendo" 3 penálties contra o barcelona de Messi. Claro que a uefa preferia uma final Ronaldo Messi, gerava mais dinheiro do que a repetição de uma final "inglesa". E assim foi. E assim continuará a ser, enquanto Blatters e Platinis forem existindo. O que se passa nas 4 linhas é pouco mais do que uma ilusão.