Seguidores

segunda-feira, abril 23, 2007

Messi, Pelé, Maradona, Mourinho e Eusébio

Messi:
João, disseste bem: "Messi como Maradona", sendo que aqui o "como" significa "parecido com", não "igual a". Porque há algumas parecenças (são ambos argentinos, ambos jogam futebol, ambos começaram bem jovens a ter sucesso, ambos jogaram em Espanha, ambos marcaram um golo fantástico). Só que as parecenças, para já, terminam aqui. Até no próprio golo. Excelente, sem dúvida, mas marcado em 2007, num campo espanhol com temperatura de 15 graus e contra os defesas do Getafe (que, convenhamos, não são propriamente jogadores de nível internacional). Maradona, o único, marcou golo aparentemente idêntico, mas em 1986 (recordo que as leis de jogo na altura não protegiam como protegem hoje os jogadores criativos das entradas dos adversários, Katsouranis à parte), num campo mexicano a uma temperatura de 40 graus, numa meia final de um campeonato do mundo (onde a pressão é seguramente maior do que num jogo para a liga espanhola) e contra uma defesa de nível mundial que compunha a selecção adversária. Quanto ao resto, Maradona quase sozinho foi campeão do mundo e levou um Nápoles medíocre a campeão de Itália pela 1ª (e última vez). Maradona, além do mais, era um jogador decisivo e genial, o mais genial de sempre. Messi é muito bom, mas nem um Zidane chega a ser, quanto mais um Maradona. A comparação, por isso, não é totalmente correcta. É o mesmo que comparar Gene Kelly com um outro dançarino apenas por um passo de dança.
.
Cristiano Ronaldo
Venceu os prémios de melhor jogador e melhor jogador jovem da Premier League. Justíssima recompensa para um jogador excepcional. Dele também se diz que será com Figo, ou como Pelé ou ... Comparações desnecessárias que, na aparência elogiam, mas na prática diminuem. Ronaldo será ele próprio, um novo tipo de jogador, só possível no futebol de hoje, e um protesto da natureza contra as restrições da táctica que tanto teimam em aprisionar o futebol actual. Veremos se Ronaldo vence a batalha. A longo prazo irá vencê-la e deixará o seu nome na História do Futebol. A curto prazo, veremos se a prisão táctica de Mourinho será superior ou inferior à liberdade criativa do jogador (é bom sublinhar) nascido na formação do Sporting Clube de Portugal (assim como Figo, Quaresma e Simão).
.
Pelé
Não te zangues com as palavras do Pelé. Nem merecem comentários. Se até em relação a Maradona Pelé demorou a admitir (contrafeito, presume-se) o valor inquestionável, porque o faria em relação a um jogador novo, sem palmarés e, ainda por cima, que não é brasileiro? Para Pelé, imagino eu, só houve um grande jogador de futebol, que foi ele próprio. Os reis em geral apegam-se ao trono e ignoram os príncipes, tomando-os por meros infantes, no primeiro sentido da palavra...
.
Mourinho
Não tenho acompanhado os jogos do Chelsea na Premier, mas as palavras de Mourinho poderiam ser ditas, sem qualquer falsidade, por Capello em Espanha.

Sem comentários: