Seguidores

terça-feira, novembro 01, 2011

30 anos depois




Em outubro completou-se 30 anos que entrei na escola primária!
Se a R. não se tivesse lembrado dessa data, não teria havido o reencontro que aconteceu no domingo.

Em Setembro houve o primeiro telefonema. Depois disso, uma troca de e-mails e mais umas chamadas. Mesmo sem facebook, houve capacidade de encontrar todos os colegas que entraram naquela escola há 30 anos atrás. Salvo os que estão fora do país, e a O. que seguramente está no céu há mais de 20 anos, todos apareceram para comemorar esse aniversário.

Foi um dia muito emotivo, mas igualmente feliz e pacificador.
À medida que chegávamos, fomos confirmando o reconhecimento de cada rosto, de expressões! As memórias daqueles dias aproximaram-nos e apesar de caminhos muito diferentes, não houve lugar a reservas ou constrangimentos.

A professora lá estava. Igual na sua sabedoria e ainda a mulher bonita que era naquele tempo.
Não sei se para todos nós, ela teve a mesma importância que teve na minha vida, no meu percurso, na minha formação e opções. Não sei, mas sei que para mim ela é a Professora, aquela que ninguém conseguiu superar em importância, consideração, respeito e amizade. É tanto assim, que quando nasceu a minha primeira filha, demos-lhe o mesmo nome. Porque é um nome que gostamos, mas é também uma homenagem a quem me ensinou as primeiras letras e a vontade de aprender.

Para o lanche partilhado, fiquei com a missão de fazer o bolo de aniversário. Para ser uma surpresa, optei pelo bolo de espinafres, cuja a receita a M. partilhou comigo, depois de o levar para o nosso jantar de Outono.

A receita está na Panela sem (de)pressão.

2 comentários:

Ilídia disse...

Que bonito, Guida! Eu, enquanto professora, não posso deixar de me comover com esse respeito e admiração que sente pela sua primeira professora. Penso que é o sonho de qualquer professor ficar na memória dos seus alunos.
Um beijo e continuação de bom feriado.

guida c disse...

Quando penso na minha vida, reconheço nela um caminho repleto de momentos de sorte. Sorte pela família onde nasci, pela que herdei e gerei; sorte pelos amigos que apareceram e pelos que cultivei. E muita, muita sorte por ter começado a escola com aquela professora! Sou profundamente grata! Estou convicta que a
Ilidia também será a Professora de alguém!
Obrigada e um abraço.